Para envolver moradores de Noronha, deputado sugere audiência pública na ilha

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
12 de abril de 2023 às 08h30min
Foto: Roberta Guimaraães

O imbróglio envolvendo a administração pública e os problemas da Ilha de Fernando de Noronha foi tema de uma reunião pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Sob o comando da Comissão de Administração Pública da Casa de Joaquim Nabuco, autoridades, representantes dos moradores e grupos empresariais da arquipélago, discutiram sobre a assinatura do acordo entre a União e o Estado para o compartilhamento da gestão de Noronha. Vice-líder da comissão, o deputado Renato Antunes (PL) lamentou a ausência de diálogo com o povo local e encaminhou que uma nova audiência fosse realizada na ilha, com a presença da população que está sendo diretamente afetada pelo novo acordo.

Estamos acompanhando o desespero de um povo, que é pernambucano, mas que ficou isolado de uma discussão que influencia diretamente a vida deles. Está na hora de fazermos a mudança e dar voz aos nativos de Fernando de Noronha. Esse debate precisa acontecer na ilha, com quem vive, faz  e preserva o arquipélago. Que essa Casa, que é a casa do povo pernambucano, realize escutas e trate com seriedade toda aquela população, que por muitas vezes assiste as intervenções sem poder de vez e voz”, comentou Renato.

Durante a audiência pública que aconteceu na Alepe, um dos pontos de discordância entre Estado e União que foi pactuado no acordo se refere à capacidade máxima da ilha. A secretária espera para dezembro deste ano a entrega de um estudo, encomendado ao Iterpe (Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco). Até lá, prevalece a regra que limita a quantidade de visitantes em 132 mil por ano. 

A iniciativa de Antunes, em levar para Fernando de Noronha a realização da primeira audiência pública, deverá ser votada na próxima semana pelo colegiado da Alepe. Expectativa é que a data seja divulgada até o fim de abril

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO