Já em sua 24ª edição, a Marcha a Brasília em defesa dos municípios é considerada o maior evento municipalista em número de autoridades, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), esse ano foram confirmados mais de 11mil participantes.
O evento que foi encerrado na quinta (30), teve um documento aprovado com um conjunto de reinvindicações discutidas durante os quatro dias de evento. As sugestões serão entregues aos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); da Câmara, Arthur Lira (PP); do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e aos ministros do Executivo e do Supremo Tribunal Federal (STF).
A vereadora líder da bancada de oposição Jéssyca Cavalcanti (PSDB), avaliou de forma positiva a participação da bancada no evento. “Em Brasília participamos de importantes discussões que refletem diretamente nas gestões públicas, posso citar como exemplo, a prorrogação da lei de licitações, que irá possibilitar que as instituições se programem e possam se adequar corretamente”, disse.
A vereadora ressaltou a agenda em ministérios e na Câmara Federal. “Nós também estivemos nos Ministérios da Educação, Saúde e Previdência, levando demandas de nossa cidade, além de uma audiência com o deputado federal Fernando Filho que se comprometeu em seguir destinando recursos para Santa Cruz do Capibaribe”, informou.
A comitiva de vereadores da bancada azul ainda contou com os vereadores Nego Zé (UB), Zé Boi (UB) e Demir da Saúde (PSDB), que também participaram das discussões realizadas nas 33 arenas temáticas e visitas aos stands técnicos.
Para o legislativo, houve a reativação do Fórum de Vereadores da CNM, a fim de aproximar a contribuição do Legislativo municipal no impulsionamento das pautas de reivindicações. Na ocasião também ocorreu a instalação de mais dois importantes fóruns, o de vice-prefeitos e o de consórcios municipais, aumentando, assim, a mobilização em prol do movimento municipalista.