O prefeito de Caruaru reuniu nesta terça-feira (21) todos os secretários municipais para apresentar o balanço das ações realizadas pelo governo municipal referente as fortes chuvas que atingiram a cidade no último sábado (18). Nas últimas 72h as equipes da Prefeitura não mediram esforços para levar o socorro imediato para as vítimas das chuvas nos bairros Severino Afonso, Nova Caruaru, Divinópolis, João Mota, Caiucá e Jardim Panorama.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) diante de tal necessidade estruturou uma equipe de 30 técnicos sociais (assistentes sociais e psicólogos) para realizar entrevistas com as famílias e traçar o perfil socioeconômico de cada uma na intenção de realizar a concessão de benefícios eventuais e a inserção em acompanhamento nos serviços do CRAS e da rede socioassistencial.
Foram realizadas em torno de 1.700 visitas. Já com o apoio do Transforma Caruaru, a SDSDH atendeu 420 famílias e um total de 1.150 vítimas. Foram distribuídas ainda 2.950 quentinhas, 200 colchões, 400 lençóis, 250 kits de higiene e 110 fardos de água mineral até o momento.
A Defesa Civil de Caruaru segue monitorando as chuvas na cidade e permanecerá enquanto ocorrerem precipitações. O órgão segue agindo nas ocorrências registradas. Até o momento foram interditadas 33 casas, 18 foram notificadas e 4 imóveis e 1 muro foram demolidos.
A Defesa Civil também segue acompanhando o nível do Rio Ipojuca que, devido às ações de limpeza recentes, não ocasionou maiores danos à população. A orientação é que todos fiquem em alerta e em caso de alagamento saiam da residência para garantir a segurança.
Em situação de emergência estão de prontidão as secretarias municipais para auxiliar a população através dos números:
199 Defesa Civil
118 AMTTC
153 Guarda Municipal
0800 666 0080 Ilumina Caruaru