Dentro do processo de participação pública, controle social e de democracia, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, promoveram, nessa terça-feira (21), a abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, que segue até hoje, contou com a presença da prefeita Célia Sales (PTB),que ao lado da vice-prefeita Patrícia Alves (Podemos) e da secretaria de Saúde do Ipojuca, Manúcia Medeiros, deu as boas-vindas aos participantes, entre usuários, trabalhadores e gestores que fazem a saúde do Ipojuca.
Como o tema “A saúde que temos e a que queremos: garantir e defender o SUS, a vida e a democracia”, a reunião iniciou com a apresentação dos alunos da ofinica de balé da Academia de Promoção e Inclusão Social do Ipojuca (Apis). Ainda pela manhã, foi realizada uma homenagem ao presidente do Conselho, dr. Fred Miranda, e os presentes acompanharam uma palestra da médica sanitarista e consultora do CONASEMS, Cristina Sette.
Em sua fala, a chefe do executivo, Célia Sales, falou sobre a importância do evento. “Esta conferência é um momento importante de reflexão sobre a saúde do município. É uma oportunidade para unirmos esforços e ampliar e fortalecer o controle social e a participação popular no SUS. Vamos trabalhar juntos para definir as prioridades para a saúde de Ipojuca e garantir que elas atendam às reais necessidades da população”, disse a prefeita.
Segundo a secretária de Saúde, Manúcia Medeiros, a Conferência é um momento de dar voz ao povo. “A saúde não é só a ausência da doença. É muito abrangente e envolve o físico, emocional e espiritual. Temos que defender nosso SUS, pois ele é um direito. Através do SUS que conseguimos saúde eficiente para toda população”, destacou.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fred Miranda, explicou sobre a preparação para o evento, desde as pré-conferências e reuniões com a comunidade. “Estabelecemos um amplo diálogo com a sociedade ipojucana. O Conselho realizou previamente reuniões de mobilização, com associações, Sindicato dos Comerciários, Faculdade Novo Horizonte e o Ambulatório LGBT”, citou o homenageado. Em paralelo, o evento promove a “1ª Mostra de Saúde: Amanhã vai ser outro dia”, onde os trabalhadores e pesquisadores na área de saúde do Ipojuca estão expondo seus os trabalhos científicos.