Não é de hoje que as chuvas que caem com mais intensidade em alguns municípios afetam quem mora em áreas de risco, como os morros e áreas ribeirinhas. Esse não é um problema exclusivo de Pernambuco, mas é algo que acontece todos anos em diferentes regiões do estado.
Ao saber e acompanhar do ocorrido em Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe no último sábado (18), cidades que mais foram atingidas, a governadora Raquel Lyra (PSDB) se deslocou, ontem (19), para os dois municípios, para prestar solidariedade às famílias e acima de tudo garantir ajuda aos que ficaram desalojados.
Existe uma prática de atuar apenas como socorro e não de maneira preventiva. É necessário inverter a lógica. Pensando nisso, a gestora garantiu que serão investidos R$ 23 milhões para reestruturar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, órgãos que atuam em casos como o ocorrido nos municípios do Agreste.
A atitude rápida e certeira de Raquel Lyra foi bastante elogiada pelos prefeitos de Caruaru e Santa Cruz, além dos moradores das duas cidades. São em momentos como esse que o Estado precisa assumir o protagonismo e atuar mais próximo aos necessitados.