Estado libera torcida do Bahia, mas mantém proibição em clássicos locais 

Notícias
Publicado por Karol Matos
22 de fevereiro de 2023 às 15h35min
Foto: Divulgação/SCR

Depois de toda a polêmica envolvendo a 5ª rodada da Copa do Nordeste, que acontece na noite desta quarta-feira (22), entre Sport e Bahia, na Ilha do Retiro, a Secretaria de Defesa Social emitiu uma nota dizendo que a venda de ingressos para os visitantes está liberada, mas proibindo a presença de torcidas organizadas.

Leia também

Copa do Nordeste se torna pedra no sapato do Estado

A medida será mantida em todas as disputas que acontecerem entre os times locais que jogarem com equipes de outros estados. Entretanto, nos clássicos que envolvem o Náutico, Santa Cruz e Sport jogando entre si, apenas a torcida do time mandante poderá assistir às disputas.

Confira a íntegra da nota:

O Grupo de Trabalho Futebol (GT Futebol) informa que decidiu pela manutenção da torcida única para as partidas em que disputem entre si as equipes do Náutico, Santa Cruz e Sport, seja pelo Campeonato Pernambucano ou Copa do Nordeste. 

Para os jogos da Copa do Nordeste, quando os jogos envolverem os três grandes clubes locais contra times de outros estados, o acesso está proibido apenas para integrantes de torcidas organizadas visitantes. Dessa forma, reforçamos, será permitida a entrada de torcedores do time visitante, desde que não sejam membros de um desses grupos organizados. A regra com duas torcidas vale para a partida de hoje (22/02) entre Sport e Bahia, que ocorre na Ilha do Retiro, a partir das 21h30, pela Copa do Nordeste.

A adoção da torcida única para os times pernambucanos integra uma série de medidas, colocadas em prática de forma progressiva, para assegurar a paz dentro e fora dos estádios. Entre elas, estão a instalação de catracas com leitores faciais, o programa Torcedor de Carteirinha e o cadastro dos torcedores para ingresso nos eventos esportivos. O GT Futebol, coordenado pela SDS e integrado pelas demais forças estaduais de segurança, FPF, MPPE, TJPE e clubes, avalia periodicamente a aplicação dessas medidas, buscando estratégias mais eficazes de prevenção e repressão à violência.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO