Cenário Político: PT assumirá órgãos em Pernambuco

Opinião
Publicado por Américo Rodrigo
17 de fevereiro de 2023 às 06h45min
Foto: Divulgação

Coluna da sexta

A bancada federal do PT Pernambuco entrou forte no jogo para garantir o comando dos principais órgãos federais no estado, desbancando nomes que já eram praticamente dados como certos na superintendência da Codevasf e Sudene.

A coluna apurou que estão bem encaminhadas as indicações de Edilazio Wandeley para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, além de Diego Pessoa para a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.

Ambos os espaços servem para fomentar o desenvolvimento da região e os nomes indicados passaram pelo crivo dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, além do deputado Carlos Veras, como forma de compensação pelo fato de o PT-PE não ter sido contemplado no primeiro escalão.

Os dois órgãos devem ser melhor estruturados no atual governo, já que atualmente a Sudene, por exemplo, se encontra esvaziada, o que permitirá a acomodação de outros aliados que fazem parte da base de apoio ao presidente Lula e, até o momento, estão sem espaço.

Parceria
Após firmar aliança com os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte, ambos do PP, a prefeita de Camutanga, Talita Fonseca (MDB), oficializou seu apoio ao deputado estadual, Jeferson Timóteo (PP), que passa a reforçar sua base na Mata Norte.

Inclusão
O prefeito João Campos (PSB) já mostrou que não está para brincadeira quando o assunto é inclusão. O gestor recifense inaugurou ontem (16) a ‘Casa do Pequeno Folião’, um espaço de acolhimento para os filhos dos autônomos e dos catadores que vão trabalhar durante o Carnaval. No espaço, as crianças terão direito a seis refeições diárias

Exportação
Preterido do primeiro escalão no governo Raquel Lyra (PSDB), o ex-candidato ao Senado, Guilherme Coelho (PSDB), visitou a tucana ontem (16) no Palácio do Campo das Princesas. O presidente da Apex, Jorge Viana, também esteve presente. A conversa foi sobre a promoção de Pernambuco no mercado internacional.

União
Com o início da federação entre PP e União Brasil já bem já encaminhada, os dois partidos começam a acertar os detalhes finais da futura aliança, que deve ter o senador Ciro Nogueira como presidente e o advogado Antonio Rueda como vice. Juntos, os dois partidos terão a maior bancada da Alepe, junto com o PSB.

Intervalo
A coluna Cenário Político dará uma pequena pausa no período momesco, retornando na próxima quarta-feira (22). Desejamos a todos os leitores um excelente Carnaval e que possam aproveitar os próximos quatro dias de festa da melhor maneira possível.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO