Prefeitura de Olinda apresenta detalhes do Carnaval 2023

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
19 de janeiro de 2023 às 14h00min
Foto: Divulgação/PMO

“OIinda, Carnaval dos Sonhos”. Este é o tema da Festa de Momo em 2023 na Marim dos Caetés, após dois anos sem Carnaval por conta da pandemia da Covid-19. A escolha está baseada na certeza de que o hiato na principal festa popular brasileira foi um verdadeiro pesadelo, seja para o folião, como para os artistas e trabalhadores que dependem das oportunidades geradas pelo festejo.

Faltam palavras para externar a nossa alegria para essa grande retomada dessa festa que já vem acontecendo nas prévias, que é o maior Carnaval do mundo. Estamos mais do que preparados para fazer o maior Carnaval da história de Olinda. Fizemos tudo que esava ao nosso alcance para todos que dependem de forma direta ou indireta do Carnval. Fizemos de tudo para não deixa-los assistidos. Temos pessoas capacitadas para fazer a maior festa”, disse o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.

A abertura da festa em Olinda, cidade com um dos maiores eventos carnavalescos do mundo, não poderia ser mais emblemática: um cortejo especial do Homem da Meia-Noite, a Mulher do Dia e o Menino da Tarde. Os tradicionais calungas saem, às 18h, do Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura de Olinda, e seguem até a apoteose na Praça do Carmo, onde estará montado o palco Erasto Vasconcelos.

Ainda nesta abertura, a partir das 19h, o palco principal recebe quatro apresentações, incluindo o já tradicional show do cantor Alceu Valença. Na mesma noite, Elba Ramalho encanta o público, que ainda aproveitará o espetáculo/show da família Salustiano e a Orquestra Henrique Dias com Lú Maciel.

Após o reencontro dos foliões com o Frevo, a Prefeitura de Olinda traz como uma das novidades da folia 2023 uma noite que celebra um outro ritmo essencialmente pernambucano: o brega.  Na sexta-feira (17), o palco da Praça do Carmo recebe os shows de Priscila Senna, Raphaela Santos a Favorita, Banda Sentimentos, Dany Miller e Conde Só Brega. As apresentações têm início às 18h.

Nosso Carnaval é o mais democrático do País tem espaço para todos os segmentos. A Noite do Brega vai ser uma noite de muita alegria e muita cultura. Ao longo de todo ano passado estávamos planejando o Carnaval com todas as secretarias para fazer um carnaval estruturado, seguro e muito alegre”, afirmou a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, Gabriela Campêlo.

Decoração 
A estrutura para o Carnaval vai contar com dez pontos de decoração. Quatro desses locais recebem decoração aérea: Avenida Liberdade, Rua XV de Novembro, Mercado da Ribeira e Rua do Mercado Eufrásio Barbosa, totalizando 4.554 metros quadrados. As ruas laterais ao Mercado Eufrásio Barbosa, a Praça Laura Nigro, o Largo do Varadouro e a Praça do Carmo receberão painéis. A arte dos painéis são de responsabilidade dos artistas João Carlos Leite e Maria Ylma Costa. No Palácio dos Governadores, sede do Executivo municipal, a decoração será em franja metálica.

No nosso conceito reunimos tradição e modernismo, com as identidades e ritmos que fazem nosso carnaval e nossa cidade: as bandeiras de Olinda e Pernambuco, o passista, o caboclo de lança e o farol de Olinda. Essa identidade estará em cada peça, em cada cartão dos trabalhadores ambulantes, nas barracas e nos palcos pelo Sítio Histórico e bairros. Também procuramos humanizar nosso conceito, pois nosso povo está representado“, comentou o secretário de Comunicação, Severino Júnior.

A secretária de Fazenda e Planejamento, Mirella Almeida, lembrou dos últimos dois anos, quando o Carnaval foi suspenso e a Prefeitura entrou em ação para minimizar o impacto para a cadeia produtiva. “Foram dois anos muito difíceis para quem trabalha com o Carnaval, mas a Prefeitura garantiu o auxílio às agremiações, ambulantes e catadores de material reciclável. O Poder Público cumpriu seu papel e está preparado para, este ano, fazer o melhor Carnaval”, enfatizou.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO