Presidido por Anderson Ferreira em Pernambuco, o PL conseguiu eleger em outubro cinco deputados estaduais e quatro federais para a próxima legislatura. Diga-se de passagem, muito mais pela força do bolsonarismo na época, do que pela competência de Anderson.
A prova disso é que nove dos dez prefeitos eleitos pelo PL em 2020, não estiveram com Anderson Ferreira na campanha para governador em 2022 e devem deixar a legenda. Apenas Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes) seguiu o ex-prefeito.
Apesar de ter sido o deputado federal mais votado, André Ferreira (PL) não terá vida fácil na disputa pela Prefeitura do Recife. Caso decida mesmo entrar no jogo, ele vai enfrentar João Campos (PSB), que vem de uma sequência de entregas e tem a gestão bem avaliada. Além de João, a disputa vai contar também com um nome apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB).
Já em Jaboatão, Mano tem tentado descolar sua imagem a do antigo gestor, que apesar de ter sido reeleito no último pleito municipal, ainda sofre com as críticas dos jaboatoneses. O fato pode pesar no projeto de Medeiros em 2024. Se o cenário para o PL foi um no Legislativo, tende a ser completamente outro no Executivo.