PGR pede abertura de inquérito contra Clarissa Tércio e outros dois deputados

Notícias
Publicado por Karol Matos
11 de janeiro de 2023 às 18h54min
Foto: Roberto Soares

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito para apurar a atuação de três deputados federais na incitação aos atos de terrorismo contra os Três Poderes, praticados no último domingo.

O pedido de investigação busca apurar a responsabilidade dos deputados federais diplomados André Fernandes (PL-CE), Clarissa Tércio (PP-PE) e Silvia Waiapi (PL-AP).

“Postagens feitas por eles em redes sociais antes e durante as invasões podem configurar incitação pública à prática de crime (conduta prevista no art. 286 do Código Penal) e tentativa de abolir, mediante violência ou grave ameaça, o estado democrático de direito”, afirmou a PGR em comunicado.

Os pedidos foram feitos pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico dos Santos, designado pelo procurador-geral Augusto Aras para conduzir as investigações sobre os atos antidemocráticos.

A PGR cita que um dos alvos da investigação, André Fernandes, chegou a postar foto em rede social da porta do gabinete do ministro Alexandre de Moraes vandalizada pelos terroristas. Já Clarissa Tércio divulgou um vídeo gravado por uma mulher que estava entre os manifestantes, fomentando a invasão ao Congresso: “Acabamos de tomar o poder“. Waiãpi também é acusada de divulgar vídeos das invasões fomentando os atos.

O Blog Cenário procurou a assessoria de Clarissa Tércio, mas nossa reportagem foi informada que a parlamentar não vai se pronunciar sobre o assunto.

*Com informações do O Globo

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO