Dando continuidade às ações para desburocratização e melhoria do ambiente de negócios e fomentar a geração de empregos na cidade, a advogada Joana Portela Florêncio assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife.
A confirmação foi feita pelo prefeito João Campos (PSB), nesta quarta-feira (11). A nova auxiliar chega para substituir Rafael Dubeux, que, na semana passada, foi convocado pelo ministro Fernando Haddad para assumir a Assessoria Especial do Ministério da Fazenda. A secretaria estava, interinamente, sob os cuidados de Gelisa Bosi.
“Rafael assumiu desafios nada triviais aqui no Recife e agora vai para um desafio ainda maior, mas com um olho aqui na cidade também. Quero agradecer ao compromisso de Rafael neste período, que é um grande quadro e agora vai contribuir para todo Brasil. Com certeza vai animado para trabalhar no Governo Federal”, disse o prefeito João Campos.
Joana chega por indicação do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar. A partir de agora, o partido passa a integrar formalmente a gestão municipal, comandando uma secretaria forte dentro da gestão municipal. As tratativas entre o prefeito João Campos e o presidente do União Brasil ocorreram diretamente entre as duas lideranças partidárias.
Ela vai coordenar importantes projetos que alavancam a economia recifense no momento de pós-pandemia da Covid-19. Dentre eles, o programa de concessões e parcerias, ações para fomentar abertura de empresas e melhoria do ambiente de negócios, o E.I.T.A. Recife, o Crédito Popular do Recife (CredPop Recife) – um compromisso de campanha do prefeito João Campos -, entre outros.
“A gente chega animada, com vontade de contribuir ainda mais na gestão, dando continuidade aos projetos desenvolvidos por Rafael Dubeux com o objetivo de melhorar ainda mais o ambiente de negócios do Recife, para gerar a atração de novos investimentos, promovendo assim mais emprego e renda para a nossa cidade”, destacou a nova secretária.
Essas ações, somadas a outras iniciativas executadas por demais órgãos e pastas da Prefeitura, permitiram a capital pernambucana ultrapassar a marca histórica de mais de 58 mil empregos gerados com carteira assinada desde o ano de 2021.
Formada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a advogada Joana Florêncio possui pós-graduação em Direito de Família e Sucessões, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público. A nova secretária de Desenvolvimento Econômico acumula larga experiência na iniciativa privada, onde atuou em reconhecidas bancas advocatícias em Pernambuco.