Cenário Político: Alepe deve dar voto de confiança a Raquel

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
6 de janeiro de 2023 às 00h00min
Foto: Jarbas Araújo

Coluna da sexta

No intuito de contribuir com o governo estadual, a Assembleia Legislativa de Pernambuco deve aprovar sem trauma a reforma administrativa que será enviada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) nesta sexta (6). No novo organograma, algumas pastas serão unificadas, a exemplo de Mobilidade e Infraestrutura.

Ainda ontem (5), a tucana reuniu, em um almoço no Palácio do Campo das Princesas, representantes das Comissões de Constituição, Legislação e Justiça; Finanças, Orçamento e Tributação e Administração Pública, além do presidente da Alepe e os líderes do governo e oposição, para debater o projeto. O clima foi “muito bom”, revelou um deputado à coluna.

Além da reforma, outras duas matérias serão analisadas. Uma do Fundo de Equilíbrio Fiscal e outra que trata da indicação de Thallyta Figueiroa para a Administração de Fernando de Noronha. A expectativa é de que os três projetos passem na Casa, já que dificilmente os deputados vão querer bancar um desgaste com um governo que ainda tem 4 anos pela frente.

Novo encontro
Após um encontro pontual nesta quinta (5), com o presidente da Alepe, presidentes de Comissões e líderes do governo e oposição, a governadora Raquel Lyra (PSDB) convocou todos os deputados estaduais para um encontro, logo mais, às 9h. Além dos projetos que a tucana vai pedir para a Alepe aprovar, ela vai falar sobre o polêmico decreto assinado esta semana.

Economias
Entre os gastos que o Governo do Estado pretende reduzir pelos próximos meses, estão as diárias de viagem e aquisição de passagens áreas e a redução de pelo menos 10% dos veículos oficiais da frota em até 60 dias. O Palácio visa economizar R$ 150 milhões no plano apresentado.

Empréstimo
A Câmara de Garanhuns aprecia hoje (6) o projeto apresentado pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB) que autoriza o governo a contrair um empréstimo de R$ 100 milhões. Apesar de algumas reclamações, a matéria deve ser aprovada sem grandes esforços.

Defesa
O União Brasil emitiu nota, em nome do presidente Luciano Bivar, defendendo a ministra do Turismo, Daniela de Waguinho. Ela foi acusada de ter ligação com milicianos da Baixada Fluminense. No texto, Bivar diz que conhece a competência e capacidade da ministra.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO