Cenário Político: Paulo Câmara dá exemplo de diplomacia  

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
3 de janeiro de 2023 às 00h00min
Foto: Heudes Regis

Coluna da terça

Ao contrário de Bolsonaro, que fugiu para os EUA evitando passar a faixa para o até então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), deu uma verdadeira aula de diplomacia na solenidade de transmissão do cargo.

Visivelmente emocionado, o socialista deu os últimos passos enquanto chefe do Executivo pelos corredores do Palácio do Campo das Princesas em direção ao Salão das Bandeiras, onde aconteceu o ato formal. Ele foi acompanhado por sua filha mais velha, Clara Câmara.

Com um perfil técnico, Paulo sempre atuou com discrição, mantendo essa premissa até o último momento. Nem mesmo as recentes críticas que vieram da coordenadora de transição e vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), fizeram o antigo gestor deixar de lado o seu espírito republicano, respeitando os adversários e as diferenças.

Prestígio 
Em Brasília para acompanhar as posses de Lula e de ministros com os quais possui maior relação, o prefeito João Campos (PSB) emplacou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Rafael Dubeux, no Governo Federal, para atuar no Ministério da Fazenda ao lado de Fernando Haddad. O gestor classificou a ida do seu auxiliar para Brasília como uma “primeira contribuição”.

Recondução 
Conduzida pelo presidente Romerinho Jatobá (PSB) e o primeiro-secretário Eriberto Rafael (PP), a nova Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife foi empossada ontem (2) para o biênio 2023-2024. A dupla tem mostrado entrosamento nas ações desenvolvidas pelo Legislativo e fortalecido a Casa. 

Posse
Está marcada para acontecer hoje, em Brasília, a posse de André de Paula à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura. A solenidade acontecerá às 15h e promete ser bem prestigiada por nomes da política pernambucana com atuação na Capital Federal.

Redução
Como forma de incentivar o turismo no Brasil, a nova ministra da pasta, Daniela de Waguinho, citou, entre os objetivos de algumas políticas a serem adotadas no governo Lula, a redução do preço das passagens aéreas. A declaração foi feita ontem (2), durante sua posse.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO