Cenário Político: discurso de frente ampla morreu na transição

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
23 de dezembro de 2022 às 06h00min
Foto: Antonio Augusto

Coluna da sexta

Após defender a construção de uma frente ampla nos períodos pré-eleitoral e eleitoral, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conquistou importantes apoios que contribuíram para a sua vitória contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Muitos desses nomes, incluindo os de partido de centro, fizeram parte da transição, mas ainda não foram contemplados em ministérios.

Recentemente, Lula anunciou que irá ampliar as pastas do futuro governo de 23 para 37. Com raras exceções de quadros técnicos para setores estratégicos, o petista tem indicado nomes de correligionários ou representantes de partidos de esquerda, a exemplo do PSB e PCdoB, dando a entender que a tão pregada ideia de frente ampla morreu na transição.

Para se ter uma ideia, dos ministros anunciados até o momento, sete são quadros que integram o Partido dos Trabalhadores, além de Aloizio Mercadante para presidir o BNDES. Outros espaços ainda faltam ser ocupados, mas se Lula seguir o mesmo caminho das primeiras indicações, será um governo limitado apenas aos aliados.

Pernambuco
Desde os primeiros anúncios feitos por Lula para a Esplanada dos Ministérios, apenas dois pernambucanos foram comtemplados no primeiro escalão: José Múcio e Luciana Santos. Ainda há expectativa de mais conterrâneos do petista assumirem espaços no comando de algumas pastas.

Definição
Há uma expectativa para que o encontro entre Lula e Simone Tebet nesta sexta (23) defina qual será a função da emedebista no governo federal. A senadora teve um papel importante no segundo turno e era cotada para assumir o Ministério do Desenvolvimento Social, que acabou sendo entregue a Wellington Dias (PT).

Aprovação
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, nesta quinta-feira (22), as contas presidenciais de 2014 e 2015, dois últimos anos do governo Dilma Rousseff (PT). O relatório de 2014 foi elaborado pelo  senador Fabiano Contarato e o de 2015, pelo deputado Enio Verri, ambos do PT.

Reconhecimento
Ao abrir a fala para os vereadores durante a confraternização entre os parlamentares e servidores da Câmara de Caruaru na tarde de ontem (22), o presidente da Casa, vereador Bruno Lambreta (PSDB), destacou a importância de Leonardo Chaves para o Legislativo. Ele é o decano da Câmara e atualmente exerce seu 12º mandato.

Aquisição
O advogado Marcelo Cumaru anunciou, ontem (22), o ex-promotor de justiça e agora advogado Ernando Marzola, como mais um integrante do grupo GSMC Advocacia e Consultoria. Com larga experiência em Tribunal do Júri, Marzola coordenará o núcleo de Direito Penal do escritório.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO