Cenário Político: Raquel é peça fundamental para o PSDB

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
2 de novembro de 2022 às 07h00min
Foto: Janaina Pepeu

Coluna da quarta

A vitória de Raquel Lyra (PSDB), no último domingo (30), não representa apenas um novo capítulo escrito na história de Pernambuco, pelo fato de encerrar a hegemonia do PSB, ser a primeira mulher escolhida para o cargo e primeira pessoa do interior a assumir o Executivo estadual, mas posiciona também a ex-prefeita de Caruaru no cenário político nacional.

Com a redução do número de deputados e senadores a partir de 2023, o PSDB também elegeu uma pequena quantidade de governadores, entre eles Raquel. Com a escassez de novas lideranças no tucanato, a ex-prefeita surge como opção para ajudar o partido a resgatar o protagonismo que sempre teve.

Já no primeiro dia pós-eleição, Raquel concedeu entrevistas aos grandes veículos de imprensa, a exemplo da Globo News, CNN e Valor Econômico, colocando Pernambuco no centro do debate. O futuro governo poderá refletir nas disputas municipais em 2024, fortalecendo a legenda que tem como grande desafio se reinventar.

Posicionamento
A governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), usou as redes sociais ontem (1º) para condenar a manutenção de protestos nas estradas após o fim da eleição presidencial. “O resultado das urnas é legítimo e precisa ser reconhecido como tal”, disse a tucana. Diversos pontos de bloqueios ainda estão sendo registrados no estado.

Agradecimento
Apenas 48 horas após o resultado da apuração, a deputada Marília Arraes (SD) “lembrou” de agradecer os votos recebidos no último domingo (30). Ela ainda disse que continuará na luta pelo combate à miséria, pelo desenvolvimento econômico com justiça social e em defesa da democracia.

Reconhecimento
Em um rápido discurso no Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL), enfim, reconheceu o resultado das urnas e aproveitou para agradecer os mais de 58 milhões de votos recebidos. O próximo passo será a transição de governo, que deverá iniciar a partir desta quinta (3).

Suspensão
O Tribunal Superior Eleitoral determinou o bloqueio das redes sociais da deputada federal Carla Zambelli (PL). Na decisão, foram listadas publicações realizadas pela deputada que atingem a integridade e normalidade do processo eleitoral.

Pedido
Aliado de primeira hora de Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia pediu para que manifestantes suspendam os bloqueios nas estradas, realizados desde o último domingo (30). O líder religioso também disse que Bolsonaro não mostrou provas sobre suposta fraude no processo eleitoral.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO