O Tribunal de Contas da União emitiu um parecer, na tarde desta segunda-feira (24), pedindo que a Caixa Econômica suspenda o empréstimo do Auxílio Brasil. A possibilidade de empréstimo consignado faz parte do “pacote de bondades” anunciado pelo Governo Federal, que também já tinha aumentado o valor do benefício para R$ 600.
De acordo com o TCU, a Caixa terá um prazo de 24 horas para apresentar as informações com os critérios de concessão, estudos com a inadimplência esperada, entre outras informações. O documento emitido hoje e uma resposta ao pedido feito pelo Ministério Público, que contrapõe a esse formato de crédito, alegando que a medida é “meramente eleitoral e em detrimento das finalidades vinculadas do banco”.
O texto do TCU ainda diz que, visto o volume de empréstimos já concedidos pelo banco, é necessário que haja a suspensão de novos contratos consignados, até que a corte analise a documentação apresentada e decida pela liberação ou encerramento definitivo da categoria de empréstimo pelo Auxílio Brasil.