Danilo assume compromisso e reforça luta pela valorização do SUS

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
14 de setembro de 2022 às 08h50min
Foto: Marcus Mendes

Candidato a governador, Danilo Cabral (PSB) assinou uma carta-compromisso pela Defesa e Valorização do Sistema Único de Saúde (SUS), durante plenária com trabalhadoras e trabalhadores do segmento realizada nesta terça-feira (13), no comitê central da campanha. Além da chapa majoritária da Frente Popular, composta ainda por Luciana Santos (vice) e Teresa Leitão (Senado), o ato reuniu o senador Humberto Costa, o prefeito do Recife, João Campos, o secretário de Saúde André Longo e também de candidatos proporcionais. 

Pelo documento, Danilo se comprometeu a apoiar Lula, a partir de 2023, caso sejam eleitos, na revogação da emenda do Teto de Gastos junto ao Congresso Nacional. Danilo também garantiu empenho no que a carta denominou como “reestabelecimento da relação interfederativa colaborativa, condição essencial para gestão do SUS”. 

Aqui nenhum de nós – pelo contrário! – tem se sentido de alguma forma constrangido ou com alguma dificuldade de assinar qualquer um desses pontos, porque o nosso time, que é o time de Lula, tem um compromisso histórico com essa luta! Eu quero reafirmar aqui meu compromisso com o SUS. Nós vamos efetivamente radicalizar esse espaço de diálogo com os trabalhadores da Saúde e com a sociedade. Para que a gente possa, a partir dessa ausculta, avançar. Essa foi a forma de fazer política e governo que nós aprendemos e praticamos. O SUS é fruto da capacidade mobilizadora dos que operam a Saúde pública neste país”, afirmou Danilo. 

Entre os demais pontos da carta estão o fortalecimento e expansão da atenção básica com garantia de funcionamento dos núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs); a implantação de uma reforma psiquiátrica com ampliação das redes de atenção psicossocial; a priorização da redução da mortalidade materna e infantil; o apoio aos processos de qualificação do SAMU 192; a adesão ao programa Mais Especialistas e a mobilização para ampliar a realização de exames de câncer de mama e cobertura de todas a vacinas. 

Ainda constam no documento itens como a valorização dos trabalhadores do SUS; universalização do programa Remédio em Casa; e a Implantação de políticas específicas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A lista encerra com investimentos em telemedicina – o que, inclusive, já é proposta de Danilo – e com o fortalecimento do controle social e transparência no SUS. 

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO