Cenário Político: os primeiros sinais da polarização em PE

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
30 de agosto de 2022 às 07h00min
Foto: Hermes Costa Neto

Coluna da terça

Seguindo a lógica de todas as pesquisas publicadas até o momento, a deputada Marília Arraes, candidata ao Governo do Estado pelo Solidariedade, já teria seu espaço assegurado no segundo turno. Sem a presença da candidata no debate promovido pela Rádio Liberdade, a polarização ficou entre Anderson Ferreira (PL) e Danilo Cabral (PSB).

Ambos utilizaram o espaço para além das propostas apresentadas, vincular os nomes aos dois presidenciáveis que eles defendem em Pernambuco, evidenciando futuras parcerias, caso sejam eleitos. A mesma estratégia também vem sendo usada no programa eleitoral, que teve início na última sexta-feira (26).

Quem acompanha de perto a eleição estadual visualiza uma disputa particular entre o candidato do PL e o do PSB, na tentativa de carimbar a vaga no segundo turno. Para crescer, Danilo vai precisar conquistar uma parcela dos votos de Marília. Já Anderson, será a opção dos antipetistas em Pernambuco, assegurando o acirramento na primeira fase de campanha.

Sem empolgação
O início do programa eleitoral e das inserções era aguardado com bastante ansiedade pelos eleitores. Entretanto, os candidatos têm evitado o confronto e usado o espaço para se apresentar. Acontece que o tempo de campanha é curto e isso pode fazer a diferença.

Estável
A segunda rodada do IPEC, antigo Ibope, divulgou ontem mais uma pesquisa presidencial. De acordo com o instituto, quase nada mudou. Lula continua com 44% e Bolsonaro com 32%. Hoje (30) será revelada a intenção de voto para o cenário em Pernambuco.

Tema frágil
Apesar de ter ido bem na sabatina do JN, o tema sobre corrupção foi o ponto fraco do ex-presidente Lula no debate da Band no último domingo (28). A equipe do petista pretende fazer alguns ajustes para que o tema não se transforme em um grande problema para o candidato.

Passinho
Após Marília Arraes (SD) e André de Paula (PSD) investirem em agendas junto a MCs que atuam com o movimento cultural brega funk, chegou a vez de Danilo Cabral (PSB) também fazer o mesmo. O encontro ainda contou com o prefeito João Campos (PSB), que na eleição de 2020 explorou bastante o tema.

Ampliando os espaços
Com forte aceitação na Região Metropolitana do Recife e Mata Norte, o deputado Milton Coelho (PSB) investiu em agendas no Sertão no último final de semana. No roteiro, Arcoverde, Custódia, Exu e Ibimirim, onde recebeu apoio dos sertanejos para sua reeleição.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO