Raquel tem vitória na Justiça contra publicação falsa na internet

Notícias
Publicado por Karol Matos
26 de agosto de 2022 às 20h45min
Foto: Janaina Pepeu

A Justiça Eleitoral concedeu, na noite desta sexta-feira (26), uma liminar à candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), contra um perfil que divulgou publicações em desfavor da tucana.

De acordo com o documento ao qual o Blog Cenário teve acesso, uma conta do Instagram identificada como “Marília Arraes Debochada” publicou a imagem de uma reportagem intitulada “Caruaru é uma das cidades mais violentas da América Latina, diz estudo”, divulgada pelo JC em 02 de abril de 2017. 

Na imagem, o perfil omite a data da matéria e inclui a legenda: “mistura do PSB de Paulo Câmara com Raquel Lyra (ou seria da Birra?) transformou Caruaru em uma das cidades mais violentas do mundo”.

Em sua análise, a desembargadora eleitoral auxiliar, Virgínia Gondim Dantas, afirma que a reportagem do JC é utilizada de forma descontextualizada na postagem, não retrata do a realidade, já que uma outra reportagem do JC, publicada em 2022, destacais a redução da violência na cidade que foi na contramão do estado de Pernambuco.

A desembargadora entendeu que “o intuito da página é de passar ao eleitor uma desinformação, de modo a estorvar a imagem da candidata”, dando a entender que os números de violência seriam atuais. Após analisar o pedido, a magistrada determinou que a postagem seja removida até amanhã, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil.

O perfil ainda terá que fornecer à Justiça Eleitoral os dados cadastrais, nem como outras informações pessoais disponíveis que identifiquem os responsáveis pela conta “Marília Arraes Debochada”. Os fatos têm que ser enviados dentro de dois dias, caso contrário, será aplicada multa de R$ 5 mil.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO