Cenário Político: ausência de Lula tem prejudicado Danilo

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
5 de julho de 2022 às 00h00min
Foto: Marcus Mendes

Coluna da terça

É fato que a pré-campanha de Danilo Cabral (PSB) ganhou um outro ritmo nos últimos dias. Mas o nome proclamado pela Frente Popular poderia estar melhor posicionado nas intenções de voto, caso o ex-presidente Lula já tivesse passado por Pernambuco para reforçar o palanque do socialista.

Até o momento, o apoio do petista a Danilo se resume a uma declaração feita na Rádio Jornal Recife, além de um vídeo para as redes sociais. A princípio, Lula viria ao estado em junho. Em seguida, as agendas precisaram ser remarcadas para este mês e foram novamente adiadas para agosto.

Todas as pesquisas apontam que o ex-chefe do Planalto é o maior cabo eleitoral de Pernambuco. De acordo com o Ipespe, 52% consideram que o apoio de Lula aumenta as chances do eleitor votar em um candidato ao governo estadual.  

Em menos de um mês, o líder do PT esteve em quatro estados do Nordeste, o que serviu para aumentar a ansiedade dos integrantes da Frente Popular. A leitura que tem sido feita é que quanto mais Lula demorar para visitar Pernambuco, atrapalhará o crescimento de Danilo.

Números
O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) convocou uma coletiva com a imprensa para às 10h desta terça (5). Na ocasião, o gestor vai fazer um balanço do São João 2022. A expectativa era de que Caruaru recebesse cerca de 3 milhões de turistas ao longo de todo o ciclo junino.

Moderno
A equipe do deputado André de Paula (PSD) tem trabalhado bem a imagem do pré-candidato ao Senado nas redes sociais. Com um conteúdo leve e propositivo, André tem buscado fortalecer sua imagem no mundo virtual, onde está presente um outro perfil de eleitor.

Recuo
O vereador Dilson Batista (Avante) formalizou, nesta segunda (4), junto à presidência da Câmara do Recife a retirada de pauta do Projeto de Decreto Legislativo que previa a concessão da Medalha de Mérito José Mariano ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A matéria seria votada hoje (5).

Reforço
Mesmo com o seu partido integrando a Frente Popular, o prefeito Edilson Tavares (MDB) oficializou seu apoio a Miguel Coelho e Alessandra Vieira, ambos do União Brasil. O gestor é um dos mais bem avaliados do estado e chega para somar no projeto do ex-prefeito de Petrolina.

Impacto
De acordo com o governador Paulo Câmara (PSB), a redução das alíquotas do ICMS dos combustíveis representará R$ 0,93 a menos no preço do litro. As medidas impactarão em R$ 4 bilhões de perdas anuais no orçamento do estado, que seriam utilizados em educação, saúde e políticas sociais.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO