Natural de Capital do Agreste, o líder da oposição na Câmara Federal, deputado Wolney Queiroz (PDT), se mostrou indignado com a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao São João de Caruaru. O parlamentar disse que a festa, que celebra um santo, deu lugar para brigas políticas. “Deixem meu São João em paz!”, escreveu Wolney em uma mensagem enviada ao Blog Cenário.
O parlamentar ainda relembrou o ano de 2011, quando trouxe a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) para conhecer a a festa junina.
Confira:
DEIXEM MEU SÃO JOÃO EM PAZ!
Olhando a troca de mensagens em todos os grupos dos quais participo, vejo – com grande tristeza – no que Bolsonaro transformou a nossa comemoração de véspera e dia de São João.
Uma festa religiosa, sacra, que ao longo de décadas sempre promoveu o congraçamento, a união entre famílias, transformou-se num rinha de brigas políticas, de narrativas, ofensas, vaias e intolerância.
Graças ao presidente, que não entende nada das tradições nordestinas, a cidade perdeu a grande oportunidade de celebrar o “São João do Reencontro”, depois de dois anos sem nossa tão querida festa de São João.
Esse São João está perdido!
Espero poder comemorar as festas juninas de 2023, mas para isso, por favor: Deixem meu São João em paz!
P.S. Em 2011, eu trouxe a presidente Dilma, para visitar o São João de Caruaru. Era o primeiro ano do seu mandato, e não ano de eleição.
Recém curada de um câncer, ela visitou o Alto do Moura; passou no camarote oficial do Parque de Eventos para conhecer a festa; e jantou na minha casa.
Uma visita discreta, sem cunho político e sem transformar a festa em palanque eleitoral.