Cenário Político: pregando para convertido

Notícias
Por Américo Rodrigo
3 de junho de 2022 às 07h00min
Foto: Marcus Mendes

Coluna da sexta

Pré-candidata ao Senado, Teresa Leitão (PT) tem investido forte na defesa de Lula. Discurso bem alinhado com o de Danilo Cabral, nome escolhido pelo PSB para concorrer ao Governo do Estado. Com exceção do Plano Retomada, a deputada não tem ampliado as agendas além dos debates com a militância do seu partido.

Ainda nesta semana, Teresa foi até São Paulo para ser oficializada como nome do ex-presidente para a Casa Alta em Pernambuco. Eleita cinco vezes deputada estadual, a petista tem como marca registrada uma atuação combativa na Alepe, mas será necessário muito mais do que isso para alcançar o objetivo maior.

Diferente da eleição para governador, a disputa pelo Senado Federal só tem um turno, não permitindo que Teresa Leitão erre na estratégia. Um dos maiores desafios da parlamentar será se desprender do discurso identitário, tão desprezado pela classe média, para convencer o eleitor pernambucano de que suas ideias podem fazer a diferença.

Estratégia
A escolha do ex-deputado federal Silvio Costa (Republicanos) para a 1ª suplência é bastante estratégica. Articulado, ele pode atrair eleitores de diversas tribos, contribuindo com o projeto. Em 2018, Silvio disputou o cargo e recebeu pouco mais de 700 mil votos.

Polarização
As pré-candidaturas da deputada estadual Teresa Leitão (PT) e do ex-ministro Gilson Machado (PL) ao Senado acabam refletindo a polarização nacional entre Lula e Bolsonaro. Entretanto, até o momento, ambos têm preferido evitar o debate entre eles.

Diferencial
Na disputa entre Teresa Leitão e Gilson Machado, a experiência da petista pode ser um diferencial que pode fazê-la decolar frente ao nome de Bolsonaro para o Senado. O ex-ministro concorre ao seu primeiro cargo eletivo, enquanto Teresa já possui um histórico de vitórias consecutivas, lhe trazendo a perspicácia necessária para a disputa.

Amplo
Na tentativa de tentar atrair o eleitor de Lula e Bolsonaro, que atualmente lideram as pesquisas, Miguel Coelho (UB) garantiu que quer ser o governador de todos os pernambucanos, seja ele de esquerda ou direita. Essa semana, o União Brasil lançou a pré-candidatura de Luciano Bivar ao Planalto.

Firme
Contrariando as especulações sobre um possível recuo do seu projeto para federal, o empresário Douglas Cintra (Podemos) entrou em contato com a coluna e garantiu que vai disputar uma das 25 vagas que pertencem a Pernambucano. Ainda ontem (2), ele esteve em agenda na Mata Sul, com a deputada Simone Santana (PSB).

Solidariedade
Localizada em Caruaru, a Mansão Forró tem dado um verdadeiro exemplo para ajudar os desabrigados do Recife e região metropolitana após as fortes chuvas. O local é um dos pontos de arrecadação de donativos no município e tem recebido grandes doações nos últimos dias.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO