Passado o período mais crítico das chuvas, principalmente no litoral pernambucano, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil e apoio das diversas secretarias municipais, tem trabalhado no fortalecimento das ações de manutenção, assistência às pessoas e monitoramento e atendimento das ocorrências.
Hoje (30), foi montado um núcleo temporário de apoio às famílias das áreas mais vulneráveis de Porto de Galinhas por conta das águas que ainda não baixaram. O foco principal da base, que estará de plantão 24 horas na Praça 18 com a presença de equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e secretarias de Infraestrutura, Assistência Social e Saúde é a comunidade de Merepe, devido à maré.
Barreiras
Desde as primeiras horas da manhã desta segunda, as equipes da Defesa Civil estão promovendo um trabalho de reposição de algumas lonas plásticas rasgadas em alguns pontos da cidade, a exemplo da área da Bela Vista 2, em Rurópolis.
Barragens e rio
Outra questão é o acompanhamento do nível das barragens Utinga e Bita, situadas no município e que, com o acumulado de água, atingiram a capacidade máxima. Já o rio Ipojuca voltou para a sua calha, dentro das margens, porém o acompanhamento junto às cidades que o cortam até chegar ao município prossegue permanente.
Abrigos
A Assistência Social segue atuando junto às famílias que tiveram que deixar as casas e estão nos abrigos improvisados pelo município. Para todas as pessoas é garantida refeições diárias e provimentos, além das doações. Das 97 pessoas que foram acolhidas, 10 já retornaram às suas residências até às 16h de hoje.
Na comunidade Ilha do Amor, Engenho Franco, a Secretaria de Infraestrutura tem ajudado com a instalação provisória de energia elétrica na área onde as famílias estão alojadas e também com abastecimento de água por meio de uma caixa d’água.
Educação
Já a Secretaria de Educação, após analisar todas as questões que envolvem a retomadas as aulas presenciais (transporte escolar, merenda, chegada dos professores, infraestrutura nas escolas, alagamentos, acesso às escolas do campo, etc), decidiu pela manutenção das aulas remotas até quarta-feira e, no dia 02/06, voltar 100% presencial com todos os estudantes.