Cenário Político: Bruno cobra reciprocidade do MDB em PE

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
27 de maio de 2022 às 07h30min
Foto: Tiago Calazans

Coluna da sexta

Fiador da pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência da República, após a saída de João Doria da disputa no início da semana, o PSDB resolveu estabelecer algumas condições para que o apoio seja concretizado, como a reciprocidade em três palanques regionais que são considerados importantes para os tucanos.

Um deles é Pernambuco, que tem Raquel Lyra (PSDB) como pré-candidata ao Governo do Estado. Em uma recente coletiva com a imprensa, Araújo afirmou que a ex-prefeita de Caruaru é “prioridade para o PSDB nacional”. Além da sua sigla, Raquel conta atualmente com o apoio do Cidadania, que faz parte da federação aprovada ontem (26) pelo TSE.

Como a coluna já trouxe em outra oportunidade, Raquel Lyra precisa de um fato novo para voltar a crescer nas pesquisas e tentar garantir sua presença no segundo turno. A possível chegada do MDB, além de dar musculatura ao projeto de Raquel, seria mais uma baixa na Frente Popular, influenciando diretamente no tempo de programa de rádio e TV.

Caso a costura feita por Bruno Araújo seja concretizada, o movimento atingiria diretamente o deputado Raul Henry. A legenda contou com a ajuda do PSB para a montagem da chapa de federal e o desejo do presidente estadual do MDB é seguir marchando com os socialistas, mantendo uma aliança que foi iniciada em 2012, na eleição do Recife.

Gesto
Repercutiu positivamente o fato do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) ter ido até o Palácio do Campo das Princesas convidar pessoalmente o governador Paulo Câmara (PSB) para os festejos juninos. O momento também serviu para uma reaproximação entre os dois governos.

Retribuição
O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) saiu da capital pernambucana com a promessa de que serão investidos R$ 3,5 milhões no São João 2022. Além disso, os dois gestores acertaram a liberação de R$ 13 milhões para a saúde de Caruaru. Rodrigo também revelou à coluna que foram discutidas melhorias para o aeroporto da cidade.

Reconhecimento
Após reivindicação da classe artística, que contou com o pré-candidato a deputado estadual, Armandinho (SD), o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) garantiu para os artistas de Caruaru um aumento no valor do cachê de 30%, de acordo com os valores do último São João, realizado em 2019. Até 2024, o percentual chegará a 50%. A notícia foi bastante comemorada.

Representatividade
O deputado estadual Erick Lessa (PP) tem atuado fortemente para a valorização dos conselheiros tutelares. Ontem (26), o parlamentar reuniu no auditório da Alepe representantes de 35 cidades. A luta tem sido pela implementação do piso nacional desses profissionais. Outros segmentos, a exemplo do Judiciário, também marcaram presença no encontro.

Reviravolta
Aliado de primeira hora de Miguel Coelho (UB), o pré-candidato a deputado estadual Raffiê Dellon (UB) pode deixar o palanque do ex-prefeito para apoiar Marília Arraes (SD) ao Governo do Estado. Raffiê não anda satisfeito com o tratamento que o seu aliado tem dado a ele em Caruaru e esse seria o principal motivo de um possível rompimento.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO