Cenário Político: candidatura de Simone Tebet favorece Raquel

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
23 de maio de 2022 às 00h00min
Foto: Tiago Calazans

Coluna da segunda

Senadora pelo Mato Grosso do Sul, Simone Tebet, que já teve sua pré-candidatura definida por caciques do MDB, PSDB e Cidadania, deve ser oficializada em breve como o principal nome da 3ª via. Apesar de estar numericamente abaixo de João Doria nas pesquisas, sua rejeição é muito menor do que a do tucano.

Tebet será a única mulher na corrida pelo Planalto e também a candidata de Raquel Lyra (PSDB) em Pernambuco, podendo ser o fato novo que a pré-candidata ao Governo do Estado precisa para não estagnar nas intenções de voto e ser engolida pela polarização que vai ocorrer entre os candidatos de Lula e Bolsonaro.

Apesar de Raquel evitar a nacionalização da eleição, será impossível fugir dela, e ter a imagem associada a um presidenciável insosso que nem Doria, e que ainda por cima já foi ligado a Bolsonaro, poderia servir como âncora, puxando para baixo. Com Tebet na jogada, Lyra poderá fortalecer a sua imagem e principalmente o discurso, já que seriam duas mulheres encabeçando as chapas.

Ganhando espaço
Após colocar os pés na estrada apresentando sua pré-candidatura à Câmara Federal, Iza Arruda assume hoje (23) a presidência do MDB Mulher, que atualmente é comandado pela ex-deputada Miriam Lacerda. A fisioterapeuta é uma das apostas do partido.

Protagonistas
Durante evento liderado por Wanderson Florêncio (SD) e Ricardo Teobaldo (Podemos) com apoiadores, ontem (22), em Caruaru, o destaque ficou para os vereadores, ex-vereadores e suplentes do município, que marcaram presença e se revezaram nos discursos de apoio à dupla.

Liderança
No encontro realizado pelo Partido dos Trabalhadores em Serra Talhada, a prefeita do município, Márcia Conrado, foi anunciada como coordenadora da campanha da Frente Popular no Sertão. Aos poucos, a petista vem ganhando lugar de destaque dentro do grupo político que está inserida.

Participação
Após conquistar seu primeiro mandato de deputado estadual em 2018, Guilherme Uchoa Jr (PSB) vem pavimentando bem sua caminhada para a Câmara Federal, conquistando apoios em todas as regiões do estado. Ainda ontem (22), Uchoa participou de uma cavalgada em Agrestina e finalizou o domingo em Igarassu.

Compromisso
O deputado estadual Erick Lessa (PP) continua trabalhando para ampliar sua base eleitoral fora de Caruaru. Neste domingo (22), o parlamentar esteve na zona rural de São Caetano, onde se comprometeu a lutar para melhorar a segurança na região, demanda apresentada pelos moradores.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO