Cenário Político: posição de André poderá mexer no tabuleiro

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
3 de maio de 2022 às 00h00min
Foto: Michel Jesus

Coluna da terça

Aliado de primeira hora da Frente Popular desde 2014, o deputado federal André de Paula (PSD) anunciará nesta terça-feira (3) a sua posição para as eleições deste ano. Seu nome chegou a ser dado como certo para disputar o Senado na chapa liderada por Danilo Cabral (PSB), que oficializará nos próximos dias o nome da deputada estadual Teresa Leitão (PT).

Com a exigência do PT em ter Teresa concorrendo a uma cadeira na Casa Alta, restou para André apenas a vice, espaço pouco cobiçado até o momento. A expectativa agora é para a entrevista coletiva do presidente estadual do PSD, já que um eventual rompimento com o PSB pode abrir precedentes para que outros partidos sigam o mesmo caminho.

Qualquer movimento tomado por André dará um novo ritmo à pré-campanha, principalmente se a decisão for a de somar no palanque da oposição. Além de oferecer a experiência que uma disputa eleitoral com essa intensidade precisa, o 2º vice-presidente da Câmara Federal leva com ele tempo de rádio e TV, fatores determinantes em um cenário imprevisível.

Rifados
Os deputados André de Paula (PSD) e Eduardo da Fonte (PP) tiveram um encontro na tarde de ontem (2), na sede do PSD. Como já é do conhecimento de todos, ambos foram preteridos da disputa pelo Senado e andam bastante incomodados com as últimas movimentações.

Retorno
Como o blog anunciou na semana passada, Oscar Barreto e Edilázio Wanderley assumirão duas secretarias no governo estadual. O ato foi publicado no Diário Oficial de ontem (2) e os novos auxiliares de Paulo Câmara (PSB) tomarão posse hoje (3), às 15h, no Palácio do Campo das Princesas, selando o retorno do PT ao primeiro escalão.

Mobilização
A deputada estadual Priscila Krause (Cidadania) realizou ontem (2) um encontro político com dezenas de apoiadores. Também estiveram por lá, Raquel Lyra (PSDB), Daniel Coelho (Cidadania) e Mendonça Filho (UB). O momento serviu para dialogar com os presentes sobre o futuro de Pernambuco. Priscila é cotada para ocupar um espaço na chapa majoritária.

Reação
Os pré-candidatos da oposição ao PSB reagiram duramente ao desabamento de parte do teto do Hospital da Restauração nesta segunda-feira (2). O fato logo ganhou as redes sociais com os vídeos feitos pelos próprios pacientes do local. As fortes imagens são um prato cheio em ano eleitoral.

Crítica
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), celebrou em suas redes sociais as manifestações populares ocorridas no domingo (1º) em comemoração ao Dia do Trabalhador, mas condenou atos que pediam o fechamento do Supremo Tribunal Federal e intervenção militar. Essas manifestações são “ilegítimas e antidemocráticas”, afirmou.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO