Coluna da terça
Diferente de outros anos em que disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado José Queiroz (PDT) precisou fazer um malabarismo para formar uma chapa com nomes dispostos a concorrer a eleição para estadual em outubro. A operação contou com o empenho do dirigente estadual do PDT, Wellington Batista.
Quem acompanha as redes sociais de Queiroz, tem percebido que ao longo das últimas semanas ele apresentou pré-candidatos de cidades como Gravatá, Vitória de Santo Antão, Recife, Abreu e Lima, Paulista, Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Orobó, Olinda, Santa Cruz do Capibaribe e Bonito, por exemplo.
Grande parte dos nomes anunciados são desconhecidos do eleitorado pernambucano e podem apresentar um resultado muito abaixo do esperado, dificultando a reeleição de José Queiroz, que mesmo com todo esforço pode experimentar um dissabor nas urnas.
Além disso, o deputado nunca trabalhou para ampliar as bases, restringindo sua atuação apenas a Capital do Agreste. Juntos, todos esses fatores podem atrapalhar os planos de Queiroz para novamente comandar Caruaru, a partir de 2025, já que o resultado desse pleito refletirá no próximo.
Confirmado
Após reunião com pré-candidatos, dirigentes do Cidadania e a ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB), o ex-secretário de Desenvolvimento Rural, Bruno França, confirmou que vai buscar uma das vagas na Câmara Federal. Entretanto, ainda não está definido quem será o estadual que fará a dobradinha com Bruno na Capital do Agreste.
Sucesso
O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), comemorou o sucesso do primeiro dia do projeto “Bora pra Avenida”. Centenas de pessoas circularam pela Av. Rui Barbosa, em busca de lazer e saúde. A iniciativa também contribuirá com a economia local, que projeta o aumento da presença de ambulantes.
Aliviado
Por unanimidade, a Justiça Eleitoral inocentou, ontem (25), o prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages. O gestor foi denunciado pela prática de abuso poder econômico e político durante a eleição de 2020. A defesa de Pel alegou que o material que gerou a denúncia foi de 2019 e se tratava da eleição do Conselho Tutelar.
Recondução
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, deve ser reconduzido ao comando do partido durante o XV Congresso Constituinte da Autorreforma, que acontece de 28 a 30 de abril, em Brasília. Existe uma expectativa do ex-presidente Lula comparecer na abertura do encontro.
Substituição
Durante reunião em São Paulo, o ex-presidente Lula bateu o martelo e resolveu contratar o publicitário Sidônio Palmeira como novo responsável pelo marketing da sua campanha. O baiano atuou na eleição de Fernando Haddad, em 2018, quando foi derrotado para Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.