Coluna do sábado
Os últimos dias da pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), foram bastante intensos. Além de receber apoios de diversas lideranças espalhadas pelo estado, a tucana concedeu entrevistas a emissoras de rádio e também visitou municípios da Mata Sul na companhia de aliados.
Raquel surpreendeu em uma dessas entrevistas, quando cogitou o consenso da oposição ainda no 1º turno. Até então a ex-prefeita nunca tinha tratado sobre o assunto de maneira incisiva. A possibilidade já tinha sido levantada pela deputada Priscila Krause (Cidadania) e pelo deputado Ricardo Teobaldo (Podemos) em momentos distintos.
Um entendimento entre Raquel Lyra, Marília Arraes (SD) e Miguel Coelho (UB) daria um outro ritmo ao cenário eleitoral. A grande dúvida é saber quem abriria mão da cabeça de chapa e qual critério seria estabelecido. Aliados de Raquel dizem que não há chance de que ela recue para concorrer a outro cargo, o que já elimina algumas possibilidades.
100% feminina
Durante entrevista ontem (22) à Rádio Cidade de Caruaru, a ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB) chegou a levantar a possibilidade de uma chapa majoritária formada só por mulheres. Dentro desse contexto, entrariam Marília Arraes (SD) e a deputada Priscila Krause (Cidadania), que tem o nome lembrado tanto para disputar o Senado ou ocupar uma vice.
Excluído
Por já ter um projeto em defesa do presidente Jair Bolsonaro (PL) bem definido no estado, Anderson Ferreira (PL) não vem sendo incluído na conta de uma possível união da oposição ainda no 1º turno. O liberal se juntaria ao grupo apenas no 2º turno, caso ele aconteça.
Eventualidade
Um leitor atento à coluna cogitou a possibilidade da ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB) disputar uma vaga na Câmara Federal, caso perdesse as condições de concorrer ao Governo do Estado. Esse eventual cenário seria terrível para os demais pré-candidatos a federal da cidade.
Entendimento
Mesmo com a deputada Teresa Leitão (PT) resistindo em ocupar a vice na chapa da Frente Popular, a petista pode atender a um pedido do ex-presidente Lula e aceitar o desafio. O PSB tem um compromisso com o deputado André de Paula (PSD) para o Senado e o acordo feito em 2020 deve prevalecer.
União
Após as movimentações nas últimas semanas, o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) fez um gesto em direção ao pré-candidato à presidência João Doria (PSDB). A intenção foi de fortalecer o projeto do partido, que apresenta dificuldade de crescimento nas pesquisas.
Queda
Alvo de diversas críticas por parte dos vereadores de Caruaru, o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Rodrigo Miranda, não está mais à frente da pasta. Entretanto, ele continua no governo municipal como secretário executivo de Educação e Esportes da Capital do Agreste.