Cenário Político: Paulinho tenta se valorizar junto ao PT

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
16 de abril de 2022 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna do sábado

As declarações do presidente nacional do Solidariedade, deputado Paulinho da Força, causaram algumas dúvidas no meio político e uma euforia no PSB de Pernambuco. Após ser vaiado por integrantes de centrais sindicais ligadas ao PT na última quinta (14), o dirigente decidiu dar um freio de arrumação na relação com o partido aliado.

Após o episódio, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, caiu em campo para tentar atrair Paulinho da Força para o palanque do presidente Jair Bolsonaro (PL), alegando que Paulinho seria recebido com “festa, alegria e bons amigos”. Como parte da estratégia, um ato em apoio à pré-candidatura de Lula, marcado para o dia 3 de maio, chegou a ser cancelado.

À coluna, um integrante do Solidariedade informou que Paulinho tem atuado para se valorizar junto ao núcleo petista, que agora deverá tratar melhor o deputado. Um apoio da legenda a Bolsonaro seria fatal para Marília Arraes (SD) em Pernambuco, já que ela tem investido fortemente na imagem de Lula, como estratégia para garantir votos de setores da esquerda.

Mobilização
Mesmo com o deputado federal Carlos Veras sendo indicado pelo PT para disputar o Senado na chapa da Frente Popular, alguns setores do partido iniciaram uma campanha virtual defendendo o nome da deputada Teresa Leitão como opção. O material pede para que a legenda deixe a petista ser a primeira senadora de Pernambuco.

Recurso
Priorizando a saúde pernambucana, o deputado Milton Coelho (PSB) destinou pouco mais de R$ 325 mil em emenda parlamentar para o Hospital do Câncer de Pernambuco. O montante será aplicado no incremento temporário e pontual no custeio de média e alta complexidade.

Fiscalização
Após denúncia recebida, o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) foi até o Hospital Regional do Agreste para constatar algumas supostas irregularidades. Chegando lá, o parlamentar encontrou pacientes esperando médicos há mais de 12 horas e acompanhantes dormindo no chão.

Atividade
Ao lado do pré-candidato a federal, Tonynho Rodrigues (MDB), o deputado estadual Tony Gel (PSB) cumpriu algumas agendas em Caruaru ao longo do feriadão. No Alto do Moura, o parlamentar visitou familiares artesãos. Já ontem (15), acompanhou o evento Caminhantes por Paixão, na Vila de Cachoeira Seca.

Guerra declarada
O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, se mostrou aliviado em não ter mais que coordenar a pré-campanha de João Doria à Presidência da República. O clima entre os tucanos não anda nada bom, o que só prejudica o ex-governador de São Paulo, que ainda não conseguiu atingir dois dígitos nas pesquisas.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO