Cenário Político: Raquel Lyra entra de vez no jogo eleitoral

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
31 de março de 2022 às 06h00min
Foto: Tiago Calazans

Coluna da quinta

Ainda em agosto do ano passado essa coluna trouxe que a pré-candidatura da prefeita Raquel Lyra (PSDB) ao Governo de Pernambuco era um caminho sem volta, algo que já não a pertencia, e foi justamente o que aconteceu. A tucana deixa hoje (31) o comando do Palácio Jaime Nejaim para se dedicar exclusivamente à sua pré-campanha.

Com chapas proporcionais bem estruturadas, o mistério ficará apenas para a composição da majoritária, onde é possível haver, ainda no primeiro turno, com exceção de Anderson Ferreira (PL), uma união entre as forças de oposição ao Palácio do Campo das Princesas, caso as pesquisas indiquem que esse é o melhor caminho.

Raquel deixa o comando do governo municipal com algumas marcas negativas que são próprias da sua característica: falta de diálogo entre os poderes, categorias, imprensa e da própria classe política, o que pode ser um dificultador na construção do projeto estadual, caso o modelo seja reproduzido.

Entretanto, ela deixa sua digital na construção de importantes equipamentos na área da educação e saúde, que beneficiarão as próximas gerações. A expectativa recai agora sobre Rodrigo Pinheiro (PSDB). É necessário observar se o novo gestor rezará a cartilha tucana ou se será picado pela mosca azul.

Tradição
Antes de deixar a Prefeitura de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) anunciou ontem (30) as atrações do São João 2022, com uma programação diversificada que irá atender todos os polos. A responsabilidade de conduzir o Maior e Melhor São João do Mundo ficará com Rodrigo Pinheiro (PSDB).

Substituição
O ministro do Turismo, Gilson Machado, deixará hoje (31) o comando da pasta para concorrer ao Senado por Pernambuco, numa chapa majoritária com Anderson Ferreira. Ainda não foi comunicado quem ficará no seu lugar, mas a cerimônia de transmissão de cargo está marcada para o início desta tarde.

Frente
Sob o comando da deputada estadual Clarissa Tércio, o PP lança nesta quinta-feira (31), em Pernambuco, uma Frente Pró-Bolsonaro, que atuará dentro da legenda nestas eleições. O partido hoje compõe a Frente Popular e esse núcleo defenderá as pautas conservadoras durante a campanha.

Entrelinhas
Ao se despedir do PSD nas redes sociais, Rodrigo Novaes, que volta àAlepe, fez um agradecimento especial ao deputado André de Paula (PSD), tratando o ex-correligionário já como pré-candidato a Casa Alta. “Pernambuco ganhará muito com André de Paula defendendo os interesses do estado no Senado”, disse.

Trapalhada
Após todo o desgaste dentro do PTB, incluindo uma intervenção do diretório nacional no comando estadual, o então presidente estadual da sigla, Coronel Meira, anunciou ontem (31) que trocou a sigla pelo PL, levando a legenda que já foi protagonista em Pernambuco ao pó.

E Romero?
Com a notícia de que o nome de Luís dos Anjos, ex-secretário de Direitos dos Animais do Recife, está sendo cotado para uma possível candidatura a deputado estadual pelo União Brasil, e que a vereadora Andreza Romero deve concorrer à Câmara Federal, qual deve ser o lugar de Romero Albuquerque na chapa de Miguel Coelho?

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO