Em solenidade realizada na noite de ontem (26), Armando Dantas de Barros Filho “Armandinho” tomou posse como o novo imortal da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras. Armandinho participou de edital público e concorreu com outros 17 candidatos, sendo o mais votado do processo seletivo que contou com análise do currículo, produtividade acadêmica e cultural, além da votação secreta pelos membros da academia.
Apesar de ter 36 anos e ser o mais jovem membro da Academia, demonstrou preparo e maturidade na defesa do seu patrono da cadeira 33, Artur Tabosa. Armandinho fez um pronunciamento emocionante e relembrou que saiu aos dois anos no caminhão do lixo com seus pais para morar na cidade do Recife. Aos oito se tornou cobrador de lotação com o pai como motorista.
Aos 12 anos foi vendedor de frutas nas feiras da cidade de Petrolina com sua família, e que apesar de todas as dificuldades que enfrentou foram a educação e a cultura que transformaram sua vida. Aos 15 anos voltou para Caruaru e fundou em 2001 com seu irmão Pingo Barros, e o pai Armando Barros, a Banda Fulô de Mandacaru. Destacou que a vitória no reality da Rede Globo Superstar foi um marco para a cultura, bem como sua trajetória acadêmica. Armandinho é professor, pesquisador e pós-doutor em educação.
Ao final da solenidade ocorreu um momento cultural sob o comando do Maestro Mozart Vieira, Sebastian Silva e os artistas da Fulô de Mandacaru (Armandinho, Pingo e Tiago). Armandinho literalmente puxou o fole e fez a festa com os convidados. Na solenidade também foram empossados Hélio Fernando de Vasconcelos Florêncio, com a cadeira 30, que tem como patrono Gercino Pontes e Fernando Andrade, na cadeira 37, com o patrono Petrônio Santos.