Romero critica Plano Retomada e taxa de desemprego em PE 

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
23 de março de 2022 às 14h10min
Foto: Roberto Soares

Se consolidando como oposição ao governo estadual, o deputado Romero Albuquerque (UB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (23), para criticar o fato de Pernambuco ter aparecido como o estado com maior taxa de desempregados do Brasil. Segundo o IBGE, a cada 100 pernambucanos, 20 não estão trabalhando. Este é o pior cenário desde 2012, de acordo com o instituto.

“São números estarrecedores, que refletem a falta de ações e investimentos do Governo do PSB para recuperar a economia de Pernambuco. É o retrato do descaso e da falta de políticas públicas de geração de emprego para a população”, o deputado argumentou.

Para o parlamentar, a situação de desemprego mostra que o Plano Retomada, lançado em agosto do ano passado pelo Governo do Estado, não produziu resultados no estímulo à economia e à geração de empregos. “Fomos duramente afetados pela pandemia, mas não há justificativas para a inação. Aparecemos nacionalmente como referência em pobreza e na falta de perspectiva, tudo isso sob o comando de um partido que tem o social no nome. Precisamos refletir”, disse.

Antes da fala de Romero, o deputado Antônio Coelho já havia criticado o governo estadual pela falta de iniciativas para cumprir o Novo Marco Legal do Saneamento, aprovado em 2020. Um ranking divulgado na terça-feira, 22, revelou que duas cidades do estado, Recife e Jaboatão, estão entre as 20 piores do Brasil em oferta de saneamento básico. Albuquerque completou a fala destacando os recordes negativos em que Pernambuco aparece: aumentou o início de miséria e o estado tem uma das piores taxas de homicídio e menor renda familiar do Brasil.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO