OAB-PE pede atendimento prioritário para a advocacia em órgãos públicos do Recife

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
7 de março de 2022 às 10h00min
Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco solicitou, nesta sexta-feira (4), atendimento prioritário para advogados em órgãos públicos da administração direta e indireta e empresas concessionárias de serviços públicos da capital pernambucana.

O requerimento foi entregue ao presidente da Câmara Municipal do Recife, o vereador Romerinho Jatobá (PSB), que realizou uma visita de cortesia ao presidente Fernando Ribeiro, na sede da OAB-PE. Ele esteve acompanhado do vereador Samuel Salazar (MDB), líder do governo e advogado.

“A solicitação decorre em razão da relevância constitucional da advocacia e da necessidade de que as suas prerrogativas profissionais sejam garantidas em prol dos cidadãos”, afirmou o presidente Fernando Ribeiro Lins. 

O requerimento, assinado também pelo presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados, Yuri Herculano, também pede que a Câmara do Recife e a Prefeitura da Cidade agilizem a alteração do Estatuto dos Servidores para tornar ilícito funcional a violação de direitos e prerrogativas dos advogados. O pedido também foi encaminhado ao Poder Executivo.

“A adoção das medidas importará em um grande passo no fortalecimento do Estado democrático de direito e na luta em defesa das garantias fundamentais, da cidadania e da dignidade da classe”, reiterou o presidente da CDAP, Yuri Herculano.

Em janeiro, a OAB-PE encaminhou ao presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Eriberto Medeiros, requerimento com a mesma solicitação, a nível estadual. O requerimento pede também ao deputado a criação Dia Estadual da Conscientização e Combate à Violação das Prerrogativas da Advocacia, a ser comemorado dia 5 de setembro. Na Alepe, o requerimento já virou projeto de lei e está em tramitação.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO