Cenário Político: pré-candidata sem dizer

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
28 de fevereiro de 2022 às 00h00min
Foto: Tiago Calazans

Coluna da segunda

As convenções partidárias estão marcadas para acontecer do dia 20 de julho a 5 de agosto. Até lá, os nomes que se projetam para disputar cargos eletivos a nível estadual ou federal são apenas considerados pré-candidatos, mesmo sem tornar a decisão pública, como é o caso da prefeita Raquel Lyra (PSDB).

Desde o ano passado, a tucana vem percorrendo algumas cidades, tanto com o Movimento Levanta Pernambuco, quanto com agendas do PSDB. E mesmo com falas políticas e críticas ao PSB, Raquel tem mantido cautela em relação ao anúncio sobre sua renúncia, bem diferente dos prefeitos Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (UB).

Até o momento, a estratégia de não se apresentar como pré-candidata ao Governo do Estado vem funcionando, porque além de evitar ataques diretos dos opositores, Raquel Lyra lidera os últimos levantamentos. Entretanto, vai chegar o momento em que a gestora vai precisar se posicionar, e não vai demorar muito, já que tem até o dia 2 de abril para deixar o comando do Palácio Jaime Nejaim.

Ajustes
Alguns setores do governo Raquel Lyra (PSDB) têm sido alvo de constantes críticas na Câmara de Caruaru. As reclamações são de vereadores da base. Para que o problema não se estenda, a tucana vai precisar dialogar mais com a ala que anda insatisfeita com o tratamento que vem sendo dado.

Viagem
O ex-presidente Lula embarca hoje (28) para o México. Entre as agendas, um encontro com o presidente Manuel López Obrador. A comitiva conta com a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, e o senador Humberto Costa. A viagem estava marcada para janeiro, mas foi adiada devido a Ômicron.

Medidas
O Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 de Pernambuco se reúne nesta segunda-feira (28) para discutir as restrições no estado. O decreto se encerra amanhã e a expectativa é de que possa haver uma flexibilização, considerando a diminuição dos casos graves e internações.

Destruição
Maior avião do mundo, o Antonov AN-225 Mriya foi alvo dos ataques de soldados russos. A restauração deve custar em torno de US$ 3 bilhões e durar cerca de cinco anos. Os custos devem ficar sob a responsabilidade da Federação Russa.

Desencontro
O Itamaraty informou que Bolsonaro não conversou por telefone ontem (27), com Putin. O presidente brasileiro chegou a afirmar que tinha conversado com o presidente russo por quase duas horas. No entanto, a assessoria do Ministério das Relações Exteriores garantiu que ele se referia ao encontro que houve em Moscou.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO