Governador recebe aprovado no 1° lugar em medicina na USP

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
25 de fevereiro de 2022 às 14h30min
Foto: Aluisio Moreira

O governador Paulo Câmara (PSB) recebeu, na manhã desta sexta-feira (25), o estudante pernambucano Rafael Costa, aprovado no primeiro lugar em medicina na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP), pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).

O jovem, de 17 anos de idade, mora em Santo Amaro, no Recife, e concluiu o ensino médio em 2021, na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano, localizada na Rua da Aurora. Ele conseguiu a vaga na universidade com a nota 816,4.

“Rafael é um exemplo importante de que, com educação, é possível alcançar seus sonhos. Fico muito feliz em saber que a nossa educação pública está preparando pessoas como ele, que tanto bem vai fazer a Pernambuco e ao Brasil”, ressaltou Paulo Câmara.

Rafael enfatizou que durante o período de estudo priorizou bastante a saúde mental, o planejamento e o esforço. Ainda de acordo com o jovem, a decisão em fazer medicina surgiu aos 14 anos. “Meu desejo é ajudar as pessoas e fui atrás de realizar. Escolhi a USP por ser uma universidade renomada, e sei o quanto me dediquei para entrar lá”, reforçou.

“Resultados como o de Rafael nos enchem de orgulho. Ele é um exemplo para toda a nossa rede e levará a bandeira de Pernambuco e do nosso ensino integral para todo o Brasil”, afirmou Marcelo Barros, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco.

De acordo com Rafael, o acolhimento e a cooperação dos professores foram fundamentais para que ele alcançasse seu objetivo. “Sem dúvida, os meus professores são uma inspiração muito grande pra mim. Sempre me senti muito acolhido e acredito que essa cooperação nas escolas é fundamental, e a gente vê isso no Ginásio Pernambucano”, concluiu o jovem.

Estiveram também no encontro a secretária executiva de Educação, Maria Medeiros; o gestor da EREM Ginásio Pernambucano na Aurora, Oscar Neto; o deputado federal Danilo Cabral; além dos familiares do estudante.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO