Pré-candidata ao Governo de Pernambuco, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) assistiu ontem (17), de São Paulo, a sua primeira derrota na Câmara Municipal de Caruaru, nesta legislatura. O resultado foi uma resposta ao tratamento que os vereadores da base governista têm recebido de secretários municipais.
O resultado já vinha sendo projetado desde a manhã desta quinta, quando a coluna recebeu a lista dos insatisfeitos que votariam contra o projeto enviado pelo Palácio Jaime Nejaim, pedindo a autorização para abrir um crédito suplementar no valor de R$ 100 milhões. A dúvida era se ela poderia aumentar ao longo do dia.
Dos 23 vereadores que formam a Casa, apenas três fazem oposição declarada a Raquel. Para derrotar o projeto em questão, o trio recebeu o apoio de oito parlamentares da base, mas mesmo com a derrota, o governo tem a prerrogativa de utilizar 40% do que foi aprovado na LOA, não sendo necessário o respaldo da Câmara. A dúvida, é se o Palácio se manterá confortável nas próximas votações.
Parceria
O deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) participa hoje (18), de um almoço com a vereadora caruaruense Kátia das Rendeiras (Republicanos) e apoiadores. Na ocasião, os dois parlamentares irão tratar sobre emendas e sobre as eleições deste ano.
Agenda
Quem também tem compromissos ao longo do dia em Caruaru é o deputado federal Tadeu Alencar (PSB). Ele será recepcionado pelo vereador Mano do Som (União Brasil), que é seu aliado de primeira hora na Capital do Agreste. Além de entrevista em uma rádio local, ambos participarão de reuniões com apoiadores.
Mudança
O casal Alessandra e Edson Vieira anunciam hoje (18), durante um encontro com apoiadores, que irão deixar o PSDB para apoiar o projeto estadual liderado por Miguel Coelho (União Brasil). Ambos também irão comunicar em que posição jogarão nas eleições deste ano.
Imunização
Com pouco mais de 25% da população de 5 a 11 anos vacinada contra a Covid-19, Pernambuco inicia, na próxima semana, uma mobilização para acelerar a imunização das crianças. Até o momento, os municípios já aplicaram 234.293 doses para este público.
Bloqueio
Devido à greve considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, foi determinado o bloqueio de R$ 600 mil de contas do Sindicato dos Policiais Civis. O presidente do Sinpol também foi alvo dessa mesma medida.