Cenário Político: Humberto tenta definir tudo sozinho

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
5 de fevereiro de 2022 às 00h00min
Foto: Ricardo Stuckert

Coluna do sábado

Maior liderança do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, o senador Humberto Costa esteve reunido ontem (4), com o ex-presidente Lula. Após a conversa, ele anunciou a retirada da sua pré-candidatura ao Governo do Estado. O encontro aconteceu um dia depois que o governador Paulo Câmara (PSB) foi até o líder petista anunciar que o deputado Danilo Cabral será o candidato do PSB.

O nome de Humberto foi aprovado por ampla maioria no Diretório Estadual em dezembro do ano passado e já em janeiro, o PT encomendou uma pesquisa para medir o potencial do petista em Pernambuco. Os números foram o suficiente para que a legenda desse sequência ao seu plano, que é o de conquistar a vaga para o Senado na chapa da Frente Popular.

O nome natural seria o da deputada Marília Arraes (PT), tendo em vista que ela tem a preferência da direção nacional e lidera com folga a pesquisa, mas enfrenta resistência de diversos setores no estado. Acostumado a usar sua influência com Lula para tomar decisões em Pernambuco, Humberto tem trabalhado para que o deputado Carlos Veras dispute a Casa Alta.

Algumas lideranças do partido já iniciaram uma movimentação para participar das tratativas que definirão os rumos do partido. À coluna, uma delas garantiu que ainda “tem jogo” para acontecer. Resta saber se a rebelião surtirá algum efeito ou se mais uma vez Humberto definirá tudo sozinho de acordo com os seus interesses.

Entendimento
Se Marília Arraes tem a preferência da direção nacional do PT e Carlos Veras conta com o empenho do senador Humberto Costa, a deputada Teresa Leitão é a preferida do PSB para compor a chapa majoritária e pode acabar sendo o nome de consenso na negociação entre os dois partidos. A revelação foi feita em reserva, por uma fonte do Palácio.

Enredo
Para a deputada e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o fato de Humberto Costa ter retirado sua pré-candidatura ao Governo de Pernambuco foi “grandeza politica e desprendimento”. Na verdade, o recuo já fazia parte da estratégia, desde quando o petista foi oficializado pelo diretório estadual do seu partido.

Próximos passos
Na próxima segunda-feira (7) o Grupo de Tática Eleitoral do PT Pernambuco se reunirá para avaliar as recentes movimentações e discutir os próximos passos. Já na terça-feira (8), será o encontro da Executiva que deverá seguir o mesmo roteiro. O clima entre os filiados com as costuras realizadas não é nada bom.

Diálogo
Os prefeitos Miguel Coelho (DEM) e Raquel Lyra (PSDB) se encontram neste sábado (5), na capital pernambucana. Já faz um tempo que os dois vêm dialogando por telefone e, apesar desta vez a conversa ser presencial, um tucano de bico graúdo garantiu que nada será definido neste momento.

Persistência
O líder do PDT na Câmara Federal, Wolney Queiroz, segue firme com o propósito de disputar o Senado pela Frente Popular. Após se reunir na última terça (1º), com o governador Paulo Câmara (PSB), ontem o deputado teve um encontro com o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Os cenários estadual e nacional fizeram parte da conversa.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO