Em pronunciamento, nesta quarta-feira (2), o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) despediu-se do Senado. O senador renunciou ao seu mandato, por ter sido escolhido para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele será substituído pelo suplente Alexandre Silveira (PSD-MG).
Anastasia destacou ter relatado mais de 350 projetos de lei ao longo de sete anos, o que permitiu seu aperfeiçoamento do trabalho e dedicação ímpar para a democracia, “cumprindo rigorosamente a Constituição“.
“Aqui no Senado, aprendi à exaustão o que significa, na prática, a democracia, a convergência, a tolerância, o entendimento, o esforço parlamentar para encontrar soluções para as questões extremamente intrincadas. Esse exercício é, foi e sempre será coletivo para os senadores”, disse.
Antonio Anastasia expressou seu sentimento de dever cumprido, prometeu levar sua experiência do Legislativo ao Tribunal de Contas da União (TCU) — onde assumirá uma cadeira de ministro — e agradeceu a todas as pessoas que contribuíram com o trabalho coletivo de sua trajetória política.
“Claro que há a felicidade da indicação e o novo futuro que terei na Corte Administrativa das Contas, mas o peso da despedida no meu coração, do convívio, da harmonia, do sentimento do exercício parlamentar, sempre estará presente”, ressaltou.
Anastasia declarou que sua despedida da política partidária conclui um ciclo completo de experiências nas esferas estadual e municipal, às quais foi levada pela vocação do serviço público que o acompanha “desde os bancos escolares”. Ele lembrou que, antes do Senado, não tinha exercido um cargo legislativo, e muito aprendeu na Casa sobre o exercício comunitário e harmônico da democracia.
“Essa experiência parlamentar está indelével na minha alma e a levarei ao Tribunal de Contas da União. Esta função precípua do Parlamento de defender a democracia, de apurar a arte da convergência e de apontar as soluções para as políticas públicas é inafastável e nós todos, brasileiros, temos o dever de defendê-la”, afirmou.