Cenário Político: Daniel Coelho será salvo pela federação

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
28 de janeiro de 2022 às 00h00min
Foto: Zeca Ribeiro

Coluna da sexta

Por unanimidade, a executiva nacional do PSDB aprovou nesta quinta-feira (27) o avanço da federação com o Cidadania. O partido comandado pelo ex-deputado Roberto Freire já vinha sinalizando a aliança com os tucanos, antes mesmo de o governador João Doria vencer as prévias.

Atualmente, o PSDB conta com 32 deputados na Câmara Federal, mas deve sofrer algumas baixas assim que abrir a janela partidária, tendo em vista que alguns parlamentares não abrem mão de subir no palanque de Bolsonaro. Já o Cidadania, ocupa sete cadeiras.

Em Pernambuco, o partido liderado por Raquel Lyra (PSDB) não possui nenhuma representação em Brasília. Entretanto, o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) nutre uma forte relação com a prefeita de Caruaru, sendo um dos maiores defensores da sua candidatura ao Governo do Estado.

Daniel é um dos federais mais atuantes, mas assim como outros partidos, o Cidadania encontra bastante dificuldade em montar uma chapa proporcional, tendo na federação a esperança de continuar com o deputado na Câmara a partir da próxima legislatura.

Confiança
Quem marcou presença no almoço servido pelos deputados Wolney Queiroz (PDT) e José Queiroz (PDT) ao governador Paulo Câmara (PSB) foi o ex-secretário de Caruaru, Zé Carlos Menezes. O líder rural voltou a integrar o grupo político comandado pelos pedetistas recentemente, e tem acompanhado as principais agendas.

Federal
Nos bastidores da política cresce a chance de o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio (PSB) disputar um mandato de deputado federal neste ano. O ex-prefeito do Recife tem evitado os holofotes, mas caso decida mesmo entrar no jogo, seria um forte candidato a ter uma cadeira garantida.

Solução
Após se reunir com o ex-presidente Lula, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, André Ceciliano (PT), anunciou que irá disputar o Senado. Com isso, socialistas e petistas avançam para unir forças em torno do deputado federal Marcelo Freixo (PSB), que é pré-candidato ao Governo do Estado.

Explicações
O presidente Jair Bolsonaro (PL) terá que prestar depoimento, nesta sexta-feira (28), sobre o vazamento de um inquérito sigiloso, que apura um suposto ataque hacker no sistema do TSE, nas eleições de 2018. Em uma live, o presidente apresentou a íntegra dos documentos que fazem parte da investigação da Polícia Federal.

Aumento
O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, nesta quinta-feira (27), que vai autorizar o aumento de 33,24% no piso salarial dos professores. Caso se concretize, o valor passará de R$ 2.886 para R$ 3.845. Sancionada em 2008, a lei do piso dos professores estabelece que o reajuste deve acontecer anualmente em janeiro.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO