Cenário Político: PT embaralha disputa pelo Senado

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
25 de janeiro de 2022 às 00h00min
Foto: Jefferson Rudy

Coluna da terça

Se a conta já estava difícil de ser fechada com os deputados André de Paula (PSD), Eduardo da Fonte (PP), Silvio Costa Filho (Republicanos) e Wolney Queiroz (PDT) travando uma batalha silenciosa para disputar o Senado na chapa da Frente Popular, a reivindicação do Partido dos Trabalhadores para ocupar este espaço deve embaraçar ainda mais essa discussão.

Nos últimos dias, uma pesquisa encomendada pelo PT foi às ruas com o intuito de medir a competitividade de alguns nomes da legenda para a disputa de outubro. Entre eles, os deputados Carlos Veras (PT) e Marília Arraes (PT). Ambos também são cotados para concorrer à única cadeira que cabe a Pernambuco na Casa Alta.

A estratégia do ex-presidente Lula é eleger o maior número de aliados no Congresso, visando a governabilidade, caso seja eleito. Até pouco tempo, pensar em Marília disputando uma eleição na mesma chapa que o PSB era algo praticamente impossível, mas como na política tudo pode acontecer, o jogo segue aberto.

Dados
De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, a pesquisa encomendada pela direção nacional do PT custou R$ 50 mil. Ao todo foram 800 questionários com diversas simulações para o Governo do Estado, trazendo nomes como Humberto Costa (PT), Geraldo Julio (PSB), Danilo Cabral (PSB) e Tadeu Alencar (PSB).

Ficou de fora
Como a pesquisa do PT foi às ruas no dia 22 de janeiro, o nome do PSOL incluído nas simulações foi o do vereador do Recife Ivan Moraes. Ainda no sábado, João Arnaldo foi escolhido pelos psolistas com 73% dos votos dos filiados.

Conversa
Dando sequência aos diálogos com as lideranças que integram a Frente Popular, o governador Paulo Câmara (PSB) recebeu ontem o deputado Augusto Coutinho (SD), que esteve na companhia do presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, e do secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho. Na pauta, as eleições deste ano.

Comemoração
O ex-governador João Lyra Neto escolheu um restaurante na capital pernambucana para celebrar a passagem dos seus 75 anos. O pai da prefeita de Caruaru contou com a companhia do ex-senador Armando Monteiro Neto, um dos maiores incentivadores da candidatura de Raquel Lyra (PSDB).

Fora do ar
O site criado para ajudar a pressionar os deputados a assinarem a CPI do Caso Beatriz passou um período fora do ar nesta segunda-feira (24). De acordo com o deputado Romero Albuquerque (PP), que está encabeçando a proposta, a plataforma sofreu ataque de hackers.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO