Cenário Político: PT pressiona PSB por uma definição

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
11 de janeiro de 2022 às 00h00min
Foto: Alessandro Dantas

Coluna da terça

Mesmo não fazendo parte da Frente Popular, o Partido dos Trabalhadores decidiu que vai procurar os partidos que compõem esse conjunto para apresentar o senador Humberto Costa para o Governo do Estado. A decisão foi informada ao governador Paulo Câmara (PSB) pelo próprio petista, que vislumbra o socialista disputando o Senado em outubro, na sua chapa. Humberto teve sua pré-candidatura aprovada pela direção estadual no dia 19 de dezembro, mas só agora resolveu se mexer. A estratégia não é isolada, já que conta com o aval da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que recentemente também deu declarações neste sentido. A movimentação tem como finalidade atrair o PSB para o palanque de Lula, avançar na construção da federação e aumentar o poder de negociação em Pernambuco. Paulo já garantiu que o nome será conhecido ainda este mês, mas até o anúncio acontecer, os espaços continuarão sendo cobiçados pelos aliados.

Meta
Em Pernambuco, o União Brasil projeta eleger de cinco a seis deputados federais, além de dez estaduais, formando bancadas de grande representatividade no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa. A meta é ousada, mas caso o partido federe com o Cidadania e o Podemos, o plano ficará mais próximo de se tornar realidade.

Prestígio
A cerimônia de posse do conselheiro Ranilson Ramos, que assume, pela primeira vez, o comando do Tribunal de Contas do Estado foi bastante prestigiada. Além do governador Paulo Câmara (PSB), prefeitos de diversas regiões, deputados e demais autoridades fizeram questão de lotar o auditório do Ministério Público de Pernambuco.

Encontro casual
Alguns dos possíveis nomes cogitados para disputar o Governo de Pernambuco marcaram presença ontem (10), na posse de Ranilson Ramos para a presidência do TCE-PE. Do campo da oposição ao PSB, apenas a prefeita Raquel Lyra (PSDB) prestigiou a solenidade, com direito a compor a mesa.

Passaporte vacinal
A partir da próxima sexta-feira (14) até o dia 31 de janeiro, o novo decreto determina que para ter acesso a bares, restaurantes, cinemas, museus e teatros será necessário apresentar comprovação de vacina. A decisão foi anunciada ontem (10), pelo Governo de Pernambucano.

Eventos
Existia um grande tensionamento entre os produtores de eventos que temiam o cancelamento das festas privadas nas próximas semanas, mas o novo decreto reduziu o público máximo para 3 mil pessoas e, além do passaporte vacinal, será preciso mostrar teste negativo de Covid-19. A medida valerá do dia 14 a 31 deste mês.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO