O Governo do Estado realiza um trabalho integrado, neste sábado, relacionado ao ordenamento urbano da área de Zoneamento Ambiental e Territorial das Atividades Náuticas (Zatan) da região do estuário do Rio Formoso, na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, no Litoral Sul. Intitulada “Ação Bora Pernambucar – Praia”, a iniciativa busca conscientizar visitantes, moradores e empresários da região da Praia dos Carneiros, em Tamandaré, sobre cuidados com o meio ambiente local e também a legislação vigente para o turismo náutico, poluição sonora e a manipulação de alimentos na orla, entre outros pontos.
O trabalho tem o caráter educativo e é realizado em conjunto pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, Empetur, Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Secretaria Estadual de Saúde, Capitania dos Portos e a Prefeitura de Tamandaré.
“Carneiros é um destino lindo, que atrai milhares de turistas o ano inteiro, mas que precisa de muita atenção. Desde 2021, temos acompanhado, pela Secretaria de Turismo e Lazer, e pela Empetur, as discussões relacionadas à Zatan, que busca preservar esta parte tão rica em beleza e natureza, que é o estuário do Rio Formoso. Esta ação conjunta de vários órgãos e secretarias do Governo do Estado é um primeiro passo importante para que possamos atuar no sentido de auxiliar no ordenamento da região, que se consolida como uma das principais do turismo do Estado”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
Na ocasião, uma unidade do Pernambulando, o centro de atendimento ao turista móvel, ficará em frente à Capela de São Benedito, a famosa Igrejinha de Carneiros, distribuindo o Passaporte Pernambuco e adesivos da Ação Bora Pernambucar – Praia.
O foco da ação atual é orientar os banhistas, barqueiros e comerciantes em geral da região sobre práticas que ferem a legislação vigente quanto à convivência social saudável e à preservação do ecossistema local.
Entre as orientações que serão fornecidas estão a proibição de circulação de veículos automotores e de tração animal na faixa de areia; necessidade de autorização prévia para realização de eventos náuticos; normas sanitárias para o comércio ambulante e comércio em geral na orla, e ainda combate à poluição sonora nas embarcações e na faixa de areia. Equipe com dez profissionais do CPRH e mais cinco da Secretaria de Saúde também participam.
A Secretaria de Defesa Social, por meio da Polícia Militar, reforçará a fiscalização na região. Três policiais atuarão na faixa de areia e mais três estarão motorizados cobrindo a área. Haverá ainda uma viatura dando suporte nas vias locais.