Cenário Político: Tadeu Alencar pode ser a bola da vez

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
20 de dezembro de 2021 às 00h00min
Foto: Chico Ferreira

Coluna da segunda

Cumprindo seu segundo mandato na deputado federal, Tadeu Alencar (PSB) surge mais uma vez como uma das opções da Frente Popular para disputar o Palácio do Campo das Princesas no próximo ano. O candidato natural para encarar a disputa seria o secretário Geraldo Júlio, que já descartou por diversas vezes a possibilidade. Tadeu possui boas credenciais para representar o conjunto de partidos. Além de ter desempenhado um bom trabalho quando chefiou a Casa Civil. O deputado também já foi líder do PSB na Câmara Federal e é de confiança da família Campos. Por muito pouco, Tadeu Alencar não protagonizou a corrida pelo Governo do Estado em 2014. À época, seu nome chegou a figurar na lista dos prováveis candidatos à sucessão de Eduardo Campos, que acabou escolhendo Paulo Câmara (PSB). Mesmo com o secretário José Neto tendo a confiança do governador e figurar em alta na bolsa de apostas, Tadeu também tem grande chance de encabeçar a chapa majoritária em 2022.

Incontestável
Caso o deputado Wolney Queiroz não fique com a vaga do Senado na chapa majoritária, a vice poderia ficar com o PDT, sendo o deputado estadual José Queiroz o indicado. Dificilmente, o nome do ex-prefeito seria contestado, levando em consideração o prestígio e respeito que possui na Frente Popular.

Intimidação
A resolução aprovada pelo Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores que indica o senador Humberto Costa como uma opção para liderar a Frente Popular, foi vista no meio politico como uma forma de pressionar o PSB a apresentar um nome para a disputa. O grupo de Humberto está de olho na vice.

Largada
No último sábado (18), a deputada Teresa Leitão (PT) reuniu aliados de diversas regiões do estado para uma plenária de prestação de contas do seu mandato. O evento também serviu como uma espécie de mobilização para 2022. A petista pretende trocar a Alepe por um espaço na Câmara Federal.

Presença
A deputada federal Marília Arraes (PT) foi a única parlamentar da bancada de Pernambuco que teve lugar garantido no jantar com o ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (sem partido). O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o governador Paulo Câmara (PSB), também marcaram presença. O evento foi realizado pelo grupo Prerrogativas, que é formado por advogados, juristas e artistas.

Mergulho
Após o vexame que passou na votação para o TCU, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) deixou de ser visto nas últimas agendas realizadas por Miguel Coelho (DEM), no último final de semana. FBC vinha sendo presença garantida em todos os compromissos.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO