Cenário Político: o calvário de Clodoaldo

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
18 de dezembro de 2021 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Coluna do sábado

O que parecia uma passagem segura do mandato de deputado estadual para deputado federal, a escolha do caminho, então bem pavimentado por sua estrutura política que inclui apoios de muitos prefeitos e a primeira secretaria da Alepe, tem transformado a caminhada do deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) num tormento. Para exibir força na largada, passou a captar apoios nas bases dos cinco deputados federais do seu próprio partido, causando uma baixa, segundo os parlamentares, de mais de 60 mil votos. Como para toda ação existe uma reação, os membros históricos da sigla fizeram representação contra Clodoaldo, exigindo sua expulsão. Nesse momento começou a agonia para encontrar uma legenda que o acolha para disputar o mandato. PT, PP, MDB e União Brasil são alguns dos procurados e que recusaram sua filiação. Sem segurança no PSB e sem ter para onde ir, Magalhães se transformou no símbolo da confusão que virou a sucessão do governador Paulo Câmara (PSB). A grande lição fica para o deputado, que aprenderá o primeiro mandamento da política: poder e dinheiro não são tudo.

Encontro
Os deputados Zé e Wolney Queiroz realizaram, nesta sexta-feira (17), uma confraternização com a imprensa de Caruaru em um restaurante da cidade. No seu discurso, o líder do PDT na Câmara Federal valorizou o papel dos profissionais, que diariamente propagam a Capital do Agreste para o mundo.

Pensando na frente
O deputado Zé Queiroz (PDT) não esconde de ninguém que deseja voltar a disputar a Prefeitura de Caruaru em 2024. Mas, para chegar até lá, existe a disputa de 2022, que será um balizador da eleição municipal.

De volta
Em viagem a Dubai desde a última segunda-feira (13), para participar da Assembleia da ONU, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL) está de volta ao estado. Mesmo com sua ausência, o Movimento Levanta Pernambuco seguiu com as agendas. Resta saber se este foi só um teste para a provável saída dele do grupo.

Mensagem
Anderson Ferreira (PL) fez questão de deixar um vídeo preparado justificando sua ausência nas agendas desta semana. Ele disse que se sentia “muito bem representado” por Raquel Lyra (PSDB), Armando Monteiro (PSDB), Priscila Krause (sem partido) e Daniel Coelho (Cidadania), firmando o compromisso de que em breve estaria de volta.

Símbolos
E não são só as roupas da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), que têm passado um recado dos caminhos do Movimento Levanta Pernambuco. No evento realizado ontem (17), em Araripina, o painel montado foi rodeado por balões em tons de roxo, cor das campanhas eleitorais de Raquel.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO