Cenário Politico: Wolney admite interesse do PDT pelo Senado

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
14 de dezembro de 2021 às 00h00min
Foto: Paulo Sergio

Coluna da terça

Além dos deputados federais André de Paula (PSD), Eduardo da Fonte (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos) já terem demonstrado interesse em disputar o Senado no ano que vem, o líder do PDT na Câmara Federal, Wolney Queiroz, confirmou, durante entrevista à Rádio Cidade, que o presidente nacional do seu partido, Carlos Lupi, quer o parlamentar ocupando a vaga para a Casa Alta na chapa da Frente Popular. Essa seria uma maneira do PSB compensar os pedetistas, já que a legenda apoiará Lula na corrida presidencial. A especulação em torno dessa possibilidade vem sendo levantada há algumas semanas nos bastidores, mas só agora Wolney decidiu falar publicamente sobre o assunto. Caso o desfecho das conversas seja positivo, o deputado que está no seu sexto mandato em Brasília atestará a fama de bom articulador que carrega.

Novos programas
Mantendo um ritmo acelerado de anúncios, o governador Paulo Câmara (PSB), lança, hoje (14), o programa Empreende PE, com o objetivo de desburocratizar os processos de abertura e licenciamento de empresas no Estado, além do Programa Vacina Mais PE, com o objetivo de auxiliar municípios com maior dificuldade na imunização contra a Covid-19.

Sem esforço
Caso o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) seja escolhido para o Tribunal de Contas da União (TCU) nesta terça-feira (14), quem assumirá sem nenhum esforço a vaga na Casa Alta será Carlos Augusto Costa, primeiro suplente de FBC. O emedebista concorre à cadeira destinada ao Senado na Corte de Contas com Antonio Anastasia (PSD-MG) e Kátia Abreu (PP-TO).

Ponto negativo
De acordo com um interlocutor do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), a desvantagem em ele ser o escolhido para o TCU seria ficar distante da campanha de Miguel Coelho (DEM) ao Governo do Estado no próximo ano, tendo em vista que o parlamentar é um exímio articulador politico.

Recuo
Ex-deputado federal, Paulo Rubem Santiago retirou seu nome como pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSOL. Permanecem no páreo Ivan Moraes e João Arnaldo. Já para o Senado, a sigla apresenta Eugênia Lima.

Qualificação
Na companhia de lideranças regionais e nacionais, o pré-candidato a deputado estadual, Raffiê Dellon (PSD), participa de mais um encontro do RenovaBR, em São Paulo. O jovem que segue se preparando para a disputa eleitoral do ano que vem fez questão de posar para uma foto ao lado do ex-ministro da Fazenda e também ex-presidente do Banco Central, Pedro Malan.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO