Waldemar Borges faz homenagem a José Cavalcanti Neves

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
10 de dezembro de 2021 às 11h30min
Foto: Roberto Pereira Jr

O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) homenageou in memoriam, na noite desta quinta-feira (09), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o centenário do advogado e jurista pernambucano José Cavalcanti Neves. O parlamentar destacou a trajetória do homenageado, ressaltando o papel que ele jogou no fortalecimento da Ordem dos Advogados do Brasil no período da ditadura e a luta que travou em defesa dos direitos humanos e do restabelecimento das prerrogativas do Judiciário naquele período difícil da vida nacional.

José Cavalcanti Neves faleceu no último dia 19 de novembro, depois de completar 100 anos de idade no dia 03 de julho do corrente ano. “Estamos reunidos nesta solenidade com um sentimento misto de reconhecimento, gratidão e orgulho de nossa pernambucanidade, ao prestarmos homenagem a este exemplo de inabalável coragem cívica. José Cavalcanti Neves, que recentemente saiu da vida para ingressar na história, deixa para nós e para as gerações futuras um legado de honradez, decência e compromisso com as causas mais elevadas da sociedade”, disse Borges em seu pronunciamento.

Procurador-geral da Fazenda Nacional, o mais jovem presidente da seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil – presidida por ele ao longo de 18 anos em oito mandatos eletivos -, único pernambucano até hoje a presidir o Conselho Federal da OAB, sendo o membro mais longevo do órgão, José Cavalcanti Neves foi uma voz que não se calou diante das arbitrariedades. Denunciou e se posicionou contra as prisões abusivas, torturas, tratamentos degradantes e violência praticadas durante o obscuro período da ditadura militar que cerceou direitos e liberdades fundamentais.  Em 1981, foi agraciado pelo Conselho Federal com a Medalha Rui Barbosa, a mais alta comenda da advocacia brasileira, que é concedida apenas uma vez por ano.

O conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco e neto do homenageado, Carlos Neves, falou em nome da família. “Gratidão é dívida que não prescreve. A gratidão da família Neves é muito grande com essa Casa, não só pelo dia de hoje. Eu sei das histórias de luta, de debate, de conquistas, da defesa dos direitos humanos e da democracia da Assembleia Legislativa de Pernambuco e, por isso, a gratidão só aumenta por estar aqui hoje. Sou grato por ser o porta-voz da família no sentido de dizer a essa Assembleia que José Cavalcanti Neves, ao longo dos seus bem vividos 100 anos, foi e vai deixar na história desse país uma marca indelével de um homem público, ético, coerente com seus argumentos, intransigente nas suas teses, mas sem por isso deixar de ser conciliador, duro muitas vezes em seus argumentos, mas nunca arredando a possibilidade do debate e do diálogo”, ressaltou.

Estiveram presentes na solenidade, além do conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco e neto do homenageado, Carlos Neves, o secretário executivo de Relações Institucionais da Secretaria da Casa Civil, José Maurício Cavalcanti, representando o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o advogado e filho do homenageado, José Neves Filho, representando a família; a presidente em exercício da OAB-PE, Ingrid Zanella; o vice-presidente do  Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Cândido Saraiva, representando o presidente do TJPE, Fernando Cerqueira; o vereador José Neto, representando o presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB); os deputados João Paulo Lima (PCdoB), que presidiu a reunião, representando o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, e Diogo Moraes. Também se fizeram presentes o procurador-geral do Estado, Ernani Medicis, o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, e amigos e familiares do homenageado.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO