Cenário Político: Clodoaldo recorre ao PSB nacional

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
29 de novembro de 2021 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da segunda

Com o projeto para concorrer a uma cadeira na Câmara Federal em 2022 já nas ruas, o primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Clodoaldo Magalhães (PSB), embarca amanhã (30) para Brasília, onde se reunirá com o presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro, Carlos Siqueira. Com o diálogo a nível estadual praticamente esgotado, o deputado quer se garantir na disputa com o aval do cacique socialista. Nas últimas semanas, a especulação de que Clodoaldo poderia viabilizar o plano por uma outra sigla ganhou força, mas o parlamentar já garantiu que não tem intenção de deixar o PSB, mesmo com seus colegas de partido trabalhando para que o plano de voar mais alto não prospere.

Presença
Mesmo numa situação desconfortável dentro do PSB, o deputado Clodoaldo Magalhães segue acompanhando as agendas do governador Paulo Câmara no Plano Retomada. Em Lajedo e Ibirajuba, o parlamentar esteve sentado na primeira fila. O presidente estadual da sigla, Sileno Guedes também fez parte da comitiva.

Distanciamento
A cada dia que passa, o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) se mostra mais distante do Levanta Pernambuco, mesmo com o seu partido estando inserido no movimento. Uma fonte informou à coluna que a tendência é que logo em breve o parlamentar acompanhe o projeto liderado pelo prefeito Miguel Coelho.

Dupla
Quem tem cumprido uma extensa agenda ao lado da deputada federal Marília Arraes (PT) é o advogado Victor Fialho. O jovem, que é o fiel escudeiro da petista, disputará uma vaga na Alepe no próximo ano. A dupla já tem tratado de apoios em cidades do interior e principalmente na capital pernambucana.

Única mulher
Entre os nomes apresentados pelos partidos que pretendem disputar o Planalto em 2022, o MDB é o único que lançará uma mulher. A pré-candidatura da senadora Simone Tebet será oficializada no dia 8 de dezembro. A informação foi confirmada pelo presidente da sigla, deputado Baleia Rossi.

Irreversível
Na contramão do que vem sendo especulado, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou que a candidatura do ex-ministro Ciro Gomes é irreversível. O que vem sendo colocado nos bastidores é que o pedetista pode desistir da disputa, se continuar caindo nas pesquisas.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO