Cenário Político: os possíveis caminhos do PSD

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
2 de novembro de 2021 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da terça

A pouco menos de um ano das próximas eleições, parlamentares e caciques partidários estão se debruçando na montagem de chapas e calculando os prováveis cenários que estão sendo desenhados. Atualmente o PSD de Pernambuco conta com um deputado federal e três deputados estaduais, mas poderá não apresentar nomes para a disputa proporcional caso o presidente regional da sigla, André de Paula, dispute o Senado Federal na chapa da Frente Popular. Com isso, Rodrigo Novaes e Joaquim Lira buscariam a reeleição no PSB ou até mesmo no MDB. Mas, caso o PSD não seja contemplado com um espaço majoritário, a sigla pode ser a opção para salvar a pele dos demais aliados do Palácio do Campo das Princesas que não conseguirem reunir quadros em outros partidos. Essa também seria uma maneira de amparar André, que sempre mostrou fidelidade ao projeto.

Compensação
À frente da pasta de Turismo e Lazer do Governo de Pernambuco desde o início de 2019, Rodrigo Novaes não foi uma indicação do deputado e presidente estadual do PSD, André de Paula, o que acabou gerando um mal-estar internamente. A compensação veio com a escolha de Cacau de Paula para o comando da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife.

Reflexo
Recentemente, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, oficializou sua entrada no PSD. Seu nome está entre os que podem representar a terceira via na disputa pelo Palácio do Planalto no próximo ano. Há quem cogite que o senador também pode ser vice de Lula numa articulação com PSB e PT, que teria reflexo em alguns estados.

Aposentadoria
Cumprindo o seu 7º mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, tudo indica que o deputado Romário Dias (PSD) pode pendurar as chuteiras no próximo ano e não concorrer à reeleição. Romário foi presidente da Alepe por três vezes seguidas.

Capital eleitoral
Quem pode deixar o PSD em busca de melhores condições para concorrer a uma vaga na Alepe em 2022 é Raffiê Dellon. No ano passado, ele recebeu quase 15 mil votos quando disputou a Prefeitura de Caruaru. Um caminho pode ser o União Brasil, partido fruto da fusão entre DEM e PSL.

Estrela solitária
Em 2020 o PSD elegeu apenas um nome para representar o partido na Câmara de Caruaru. A vereadora Mery da Saúde recebeu 2.618 votos e cumpre seu primeiro mandato. Porém, não terá nenhum compromisso com a sigla no ano que vem. Ela apoiará o deputado estadual Romero Sales Filho, que irá fazer a travessia do PTB para o Podemos.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO