Cenário Politico: aumenta pressão por definição de Raquel

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
28 de outubro de 2021 às 00h00min
Foto: Janaina Pepeu

Coluna da quinta

A dúvida mais frequente nos bastidores da política local é se a prefeita Raquel Lyra (PSDB) será ou não candidata ao Governo do Estado no ano que vem. Mesmo despontando nas pesquisas como o nome mais forte da oposição, a tucana tem evitado comentar sobre o assunto sempre que é questionada. 

Apesar de não se posicionar publicamente sobre uma eventual candidatura em 2022, Raquel tem feito movimentos que caminham nessa direção, a exemplo de reuniões com lideranças políticas. Após a formação de uma frente composta por PSDB, PL, PSC e Cidadania ainda em setembro, esse conjunto fará um giro por todas as regiões do estado. 

A agenda dos quatro partidos que se inicia hoje (28), no Recife, e finaliza no dia 22 de dezembro, em Jaboatão, servirá para testar a popularidade de Anderson Ferreira (PL) e Raquel Lyra, auxiliando na definição de quem deve assumir a cabeça de chapa. Além disso, também servirá como um contraponto a Miguel Coelho (DEM), que colocou o bloco na rua mais cedo.

Um outro fator que vai influenciar diretamente para que a prefeita de Caruaru assuma uma posição de pré-candidata será o resultado das prévias do seu partido, que escolherá o candidato à Presidência da República. Essa será uma outra decisão que Raquel precisará tomar nas próximas semanas. Na proporção que o processo vai afunilando, o espaço para o silêncio vai ficando cada vez menor.

Retorno – O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Bruno Lambreta (PSDB), está ajustando os últimos detalhes para a retomada das sessões presenciais. Placas de acrílico entre os lugares de cada vereador já foram instaladas no plenário. 

Empreendimento – Após cumprir agenda no município de Escada, o governador Paulo Câmara (PSB), participa hoje (28) da inauguração da Yasaki, em Bonito. A expectativa é que a fábrica de componentes automotivos possa gerar 1,6 mil empregos diretos. 

Auxílio – A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) o projeto que cria o auxílio ‘Gás dos Brasileiros’, a fim de subsidiar o preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda. A proposta aprovada agora precisa ser sancionada pelo presidente para passar a valer.

Conquista – A defesa da mulher foi o principal foco de todos os projetos de lei aprovados pelo Senado, nesta quarta-feira (27). O primeiro deles destina pelo menos 5% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para ações de combate à violência contra a mulher. Outros garantem agilidade nos registros de informações policiais, dignidade em processos judiciais e informações de prevenção ao câncer de mama nas empresas.

Preço – Sem saber que estava ao vivo, Bolsonaro pergunta “quanto vale a vaga no STF”. O episódio aconteceu no intervalo de sua entrevista à Jovem Pan News. Com poucos minutos depois o presidente abandonou o programa após questionamento e confusão entre apresentadores.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO