
Coluna da quinta
Recém-criado no início de outubro, o partido União Brasil, que surgiu da fusão entre Democratas e PSL, já contabiliza algumas futuras baixas. Além do anúncio da saída dos deputados que compõem a ala bolsonarista, quem também está de malas prontas é o presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco, que se filiará ao PSD na próxima semana.
O ingresso de Pacheco ao PSD será o primeiro passo rumo a uma candidatura à Presidência da República. O União Brasil, que já nasce como o maior partido, também trabalha para ser protagonista em 2022 e não descarta a possibilidade de lançar uma candidatura nacional. A intenção é fazer um contraponto a Lula e Bolsonaro, que lideram com folga as intenções de voto.
O desembarque de Rodrigo Pacheco do União Brasil enfraquece a sigla eleitoralmente, já que será mais um nome em busca de liderar a terceira via. Pacheco foi eleito presidente do Congresso Nacional em uma ampla articulação que envolveu Jair Bolsonaro, um dos seus principais adversários nas urnas no próximo ano, caso tenha o nome chancelado para a disputa.
Derrota – A Câmara dos Deputados rejeitou, ontem (20), o texto apresentado pelo relator, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), referente a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/21, que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A matéria vinha sendo bastante criticada por procuradores.
Reação – Após o tucano histórico, Tião Farias, anunciar que vai pedir a impugnação da filiação de Joice Hasselmann ao PSDB, a deputada rebateu a atitude como “pouco inteligente”. A parlamentar ainda apontou que a atitude tem como objetivo apenas atrapalhar a campanha de João Doria nas prévias.
Ausência – O governador Paulo Câmara (PSB) não estará presente na agenda do presidente Jair Bolsonaro hoje (21) em Sertânia, para inaugurar o Ramal do Agreste. O socialista participa de uma série de anúncios nas cidades de Vitória de Santo Antão e Pombos.
Avanço – O presidente da Copergás, André Campos, inaugura nesta quinta-feira (21), em Petrolina, um projeto pioneiro de gás natural. A proposta é resultado de uma parceria entre a empresa pernambucana e o grupo norte-americano New Fortress Energy. Em 2020, a Companhia teve faturamento de R$ 1,39 bilhão, e projeta investir R$ 370 milhões no período 2021-2025.
Ranking – O Cabo de Santo Agostinho é o terceiro município da região metropolitana com maior percentual de pessoas que concluíram o ciclo vacinal contra a Covid-19. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade já aplicou primeira e segunda dose do imunizante em 43,97% da população, a partir dos 12 anos.